Página inicial > Ultimas Notícias > Calouros fazem festa na UFPA para comemorar aprovação no Processo Seletivo 2019

Calouros fazem festa na UFPA para comemorar aprovação no Processo Seletivo 2019

• Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 18h12

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 12

Hoje é dia de festa! Ás 8h40 desta terça-feira, 29 de janeiro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o tão esperado listão dos aprovados do Processo Seletivo 2019, e os novos calouros que compareceram ao Campus Belém puderam conferir seus nomes pessoalmente no listão, disponível em quadros de aviso próximo ao Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). O resultado também foi divulgado por meio do Portal UFPA, pela Rádio WEB UFPA e por emissoras de rádio de Belém e do interior.

Desde cedo, a Universidade já estava movimentada com a chegada das emissoras e de candidatos, às 8h30, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, deu início à coletiva de imprensa no Centro de Eventos Benedito Nunes e, logo após, autorizou a entrega dos listões para as emissoras presentes.

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 22

O Processo Seletivo 2019 teve 88.376 inscrições, sendo 71.857 pelo sistema de cotas e 16.340 pela demanda aberta. Os candidatos aprovados e não classificados podem verificar sua colocação no site do CEPS e ficar atento às próximas chamadas. Os classificados devem esperar a convocação, que será feita por meio de edital, na página do CIAC.

Festa no Campus – O clima em frente ao quadro de avisos era de nervosismo e felicidade. Gritos, ovos e farinha tomaram conta do campus ao som de músicas e do listão sendo falado nas rádios do Estado. A estudante Leilane Nogueira, aprovada em Engenharia Mecânica, contou que estava nervosa por se tratar de sua terceira tentativa. “A primeira vez que eu tentei foi em 2016, mas foi só como treinamento. Ano retrasado, eu tentei de novo, mas admito que não estudei o suficiente. Este ano, eu consegui”, comemora.

Ronilson FOTO NAYANA BATISTARonilson Oliveira, calouro de Licenciatura em Matemática, também falou sobre a felicidade de conquistar um grande objetivo: entrar na Universidade. “É um alívio muito grande mesmo. Eu já tinha passado por outro concurso público, mas a sensação de uma universidade é algo de outro nível. Foi um ano de dedicação, esforços e renúncias, e agora a gente pode comemorar”.

A festa não foi só de novos alunos, Reynaldo Botelho, que já estudava Ciência da Computação na UFPA, foi aprovado no curso de Licenciatura em Música e comemorou. “Eu estudei por mim mesmo, então é uma vitória bem grande. Agora, é dedicação total ao curso e ser o melhor profissional que puder”.

Giuliana FOTO NAYANA BATISTAOrgulho para a família – Giuliana Lima, aprovada em Arquitetura e Urbanismo, veio à UFPA procurar seu nome nos quadros de avisos acompanhada pela mãe, Iraci Cardoso. Para Giuliana, o seu resultado positivo pode ser definido em poucas palavras: gratidão e dever cumprido.

Já Iraci Cardoso, falou, emotiva, sobre a felicidade de ver a filha ter suas expectativas alcançadas. “Eu estou muito feliz, não sei nem o que falar. Eu sempre tive muita fé na minha filha, porque ela sempre foi muito estudiosa. E era o que ela queria, ela passou em várias, mas a gente queria a UFPA mesmo, e ela conseguiu”, contou.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes e Nayana Batista