Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade inscreve para Mestrado em Engenharia de Barragens e Gestão Ambiental

• Publicado: Quarta, 30 de Janeiro de 2019, 17h56

Barragem Tucuruí Foto Oboré projeto Repórter do Futuro

O Pará possui 93 barragens, de acordo com o governo do Estado. Destas, 66 são monitoradas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Após a tragédia de Brumadinho, as barragens paraenses devem passar por fiscalizações nos próximos meses. Engenharia de Barragens e Gestão Ambiental são foco de um programa de pós-graduação específico da Universidade Federal do Pará (UFPA), sediado em Tucuruí, o qual está com inscrições abertas para 20 vagas em seu curso de mestrado.

O objetivo desta pós-graduação é “formar profissionais para atuar na implantação, no desenvolvimento de segurança de barragem e sua respectiva gestão ambiental, independentemente do suporte do empreendimento, considerando tanto os aspectos estruturais de funcionamento quanto as interações socioeconômicas e os elementos físico-ambientais envolvidos no processo”.

No momento, o programa de pós-graduação possui dois editais abertos. O primeiro oferece 16 vagas para o público em geral e recebe inscrições até o dia 4 de fevereiro. O segundo disponibiliza quatro vagas especificamente para técnicos e docentes da  UFPA e recebe solicitações de inscrição até o dia 8 de fevereiro.

Para participar da seleção, é preciso pagar uma taxa de inscrição de R$ 100,00, mas a Universidade recebe pedidos de isenção da taxa conforme especificado em cada edital. Todas as vagas são divididas nas duas concentrações do Programa de Pós-Graduação, que são Segurança de Barragens e Planejamento e Gestão Ambiental.

Editais do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragens e Gestão Ambiental

Edital 01 – público em geral, inscrições até 4 de fevereiro.

Edital 02 – técnicos e docentes da UFPA, inscrições até 8 de fevereiro.

Mais informações na página do PEBGA.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações do PEBGA/Campus de Tucuruí.
Foto: Oboré - projeto Repórter do Futuro, em licença CC BY 2.0, via Flickr