Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Castanhal recebe evento de combate ao fechamento de Escolas no Campo

Campus Castanhal recebe evento de combate ao fechamento de Escolas no Campo

• Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 18h16

EscolanoCampo

Para refletir sobre o crescente número de escolas rurais fechadas nos últimos anos, o Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) e os Fóruns Regionais de Educação do Campo realizarão o II Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo no Estado do Pará. O evento, que é uma parceria da Universidade Federal do Pará com a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária do Ministério Público Estadual, será realizado nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, no Ginásio de Esportes da UFPA - Campus Castanhal.

O Seminário objetiva fortalecer as ações de combate ao fechamento de escolas e convocar ao debate os gestores estaduais e municipais de educação e recolher denúncias, críticas e sugestões com vistas ao cumprimento da legislação educacional vigente. Segundo o professor Salomão Hage, coordenador do Fórum Paraense de Educação do Campo, “eventos como o seminário servem para mobilizar a luta pelo direito à educação dos povos do campo e cobrar a ampla democratização das oportunidades educacionais”.

As consequências da não oferta de escolas no meio rural provoca uma fuga da comunidade, e o fechamento dessas escolas causa impactos na população local. “O fechamento de escolas no meio rural não diz respeito apenas aos povos do campo, mas a toda a sociedade. Ao serem transportados à cidade para estudar, além de enfrentarem longos percursos até a escola, ficam por extensos períodos longe de suas famílias e tendem a perder traços importantes de suas identidades.”, pontuam Renilton Cruz e Eula Nascimento, da Coordenação do Fórum de Educação do Campo do Nordeste Paraense.

Escolas fechadas - Ao todo, foram fechadas mais de 110 mil escolas, em sua maioria nas regiões rurais do País, com mais de 75 mil.  No Pará, os últimos 15 anos contabilizaram cerca de 5.335 escolas fechadas, sendo 4.411 rurais e 944 urbanas. No período de 2014 a 2016, os dados do Censo Escolar do INEP revelaram um total de 1.080 escolas extintas e 1.913 escolas paralisadas no Pará.

Para evitar o aumento dos números alarmantes, o Fórum Paraense de Educação do Campo criou o Disk Denúncia (91) 991917282 contra o fechamento das Escolas no Campo, o qual se encontra sediado no Campus de Castanhal da UFPA.

Seminário – O seminário é destinado às pessoas comprometidas com a educação de qualidade, pública, gratuita que gostariam de afirmar a Educação e a Escola como um direito humano e social a ser assegurado a todos. Educadores, gestores, pais, estudantes, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e sindicais, organizações governamentais e não governamentais, secretários municipais e estadual de Educação, integrantes dos conselhos municipais e estadual de Educação, entre outros, são bem-vindos ao evento.

Programação – A realização contará com atividades de trabalho e exposição em grupo, stand up com Epaminondas Gustavo, além de relato das experiências de enfrentamento, com fala das representações presentes. Não é necessária a realização de inscrição prévia, apenas o credenciamento no local do evento.

II Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo no Estado do Pará

Data: 1º de fevereiro