Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade participa de evento multi-institucional em São Paulo

Universidade participa de evento multi-institucional em São Paulo

• Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 18h16

evento USP

A Universidade Federal do Pará é uma das instituições participantes/colaboradoras do evento multi-institucional: "São Paulo School of Advanced Science (SPSAS) on Atmospheric Aerosols: Properties, Measurements, Modeling, and Effects on Climate and Health", que acontece entre os dias 22 de julho e 2 de agosto deste ano, em São Paulo. As inscrições estão abertas até 24 de março. O evento visa promover o encontro de pesquisadores brasileiros de referência na área de aerossóis atmosféricos, com  pesquisadores de diferentes partes do mundo.

O SPSAS é voltado para acadêmicos dos cursos de Meteorologia, Física, Química, Matemática e Ciências Ambientais, e para a UFPA é uma grande oportunidade de ampliação, integração e consolidação de pesquisas com instituições internacionais de excelência. O evento é uma iniciativa do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (FAPESP), com o apoio de diversas instituições brasileiras e internacionais.

O evento vai abordar informações de grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas na área da poluição do ar, efeitos na saúde e no clima. As informações são importantes para as pesquisas na área de aerossóis atmosféricos, poluição e monitoramento da qualidade do ar, que atualmente são desenvolvidas no Instituto de Geociências da UFPA, sob a coordenação do professor Glauber Cirino, da Faculdade de Meteorologia, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Risco e Desastre na Amazônia - PPGGRD /UFPA.

Temática - Segundo o pesquisador Glauber Cirino, integrante do conselho de seleção de candidatos ao SPSAS, o evento não busca debater propriamente o tópico “mudanças climáticas”, mas fornecerá um amplo espectro de conhecimentos imprescindíveis ao tema.

“Pesquisar e incentivar novos estudos na área de aerossóis atmosféricos e seus efeitos subsidiará, por exemplo, informações-chave para que possamos compreender como as mudanças climáticas podem afetar/ou estão afetando os ecossistemas da Amazônia e vários outros setores da sociedade na região. É um enorme desafio científico compreender como o homem está mudando o planeta e quais serão seus impactos. Isso requer uma abordagem integrada; de caráter interdisciplinar e internacional”, ressalta.

Programação – O SPSAS de aerossóis atmosféricos oferecerá aulas teóricas, atividades práticas experimentais, sessões de pôsteres e visitas a instituições de pesquisa. Ao todo, serão 85 horas de atividades em 12 dias. Os participantes serão expostos ao estado da arte do conhecimento científico em cinco áreas principais: propriedades e medidas de aerossol, aerossóis antropogênicos e seus efeitos na saúde, interação entre radiação-aerossol-nuvem, sensoriamento remoto de aerossóis e perturbações de aerossóis no clima e modelagem de seus efeitos.

Inscrição - O evento é destinado a profissionais (pesquisadores e/ou docentes) e alunos (graduandos, mestrandos, doutorandos etc.) que demonstrem interesse ou possuam linhas de pesquisa no tema do evento. Para realizar a inscrição, clique aqui.

Cerca de 100 participantes, 50 do Brasil e 50 do exterior serão selecionados. Bolsas de viagem estão disponíveis. Docentes e/ou discentes da UFPA selecionados para o SPSAS poderão receber auxílio financeiro via Fadesp/Proex para participar do evento. Mais informações no site do evento.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA