Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Dirigentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA são empossados
Início do conteúdo da página

Dirigentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA são empossados

  • Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 18h22

29.01.2019 Posse ETDUFPA Foto Alexandre Moraes 2

Os professores Jaime Amaral e João Carlos Dergan assumiram, por mais dois anos, a gestão da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), vinculada ao Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (ICA/UFPA). A sessão solene para a recondução aos cargos de diretor-geral e vice-diretor, respectivamente, ocorreu no dia 29 de janeiro, no teatro Cláudio Barradas.

29.01.2019 Posse ETDUFPA Foto Alexandre Moraes 6

A cerimônia teve início com a assinatura dos termos de posse. Além dos diretores, a professora Eleonora Leal assumiu o cargo de coordenadora-geral dos cursos técnicos da ETDUPA. Nas demais coordenações, assumiram os professores Daísa do Rosário (Curso de Licenciatura Plena em Dança), Francisco Barbosa Moreira (Curso Técnico em Figurino), Gabrielly Albuquerque Pereira (Curso Técnico em Dança, com habilitação em Intérprete Criador), Ivone Almeida (Curso de Licenciatura Plena em Teatro) Jorge Luís de Azevedo (Curso Técnico em Cenografia), Rosana Lobo (Curso Técnico de Dança, com habilitação em Dança Clássica) e a professora Natasha Leite da Silva (diretora do Teatro Cláudio Barradas).

A sessão reuniu representantes da Administração Superior da UFPA, entre os quais, o reitor, Emmanuel Tourinho; o pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Junior, e a diretora-geral do ICA, professora Adriana Azulay. Também participaram os dirigentes da subunidade acadêmica, professores, técnicos e alunos da ETDUFPA.

29.01.2019 Posse ETDUFPA Foto Alexandre Moraes 3Aos empossados e aos que acompanharam a cerimônia, o reitor reforçou o papel da Escola de Teatro e Dança para o projeto da Universidade, que é de inclusão e de respeito à diversidade.

O reitor também manifestou otimismo com a nova gestão da Escola e afirmou que, apesar das dificuldades dos últimos anos, a UFPA conseguiu avanços importantes e, agora, não será diferente. “Nós temos a confiança de que, ao longo dos próximos anos, a UFPA conseguirá continuar com seu projeto de avanço acadêmico-científico, de avanço nas políticas de inclusão, de avanço na qualificação do seu ambiente de formação e de interlocução com todos os setores da sociedade”.

29.01.2019 Posse ETDUFPA Foto Alexandre Moraes 1

Em seu pronunciamento, o professor Jaime Amaral agradeceu pelo apoio que recebeu da comunidade acadêmica e dos dirigentes da Administração Superior da UFPA durante sua gestão. Para ele, foi um período de aprendizado e de crescimento da subunidade. “Nesse período, buscamos reorganizar os espaços, dando-lhes maior aproveitamento para as nossas atividades acadêmicas. Agradeço pela confiança que todos depositaram em mim, ao reassumir por mais dois anos o cargo da direção da ETDUFPA. Nosso desafio agora é dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos professores e alunos da Escola”, declarou.

Jaime Amaral é doutor e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em convênio com a Universidade Federal do Pará – UFPA, e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (FEP). É docente da UFPA, bailarino, pesquisador, Intérprete e coreógrafo. Assume a direção geral da ETDUFPA em um segundo mandato.

29.01.2019 Posse ETDUFPA Foto Alexandre Moraes 5O vice-diretor, João Carlos Dergan, é mestre em Arte pela UFPA e especialista em Metodologia da Pesquisa Científica e Pedagogia do Movimento Humano (UEPA), com Licenciatura em Pedagogia. Atua na docência do Ensino Superior nos cursos de Pedagogia, Dança, Educação Física, Direito e Arte, além de coordenar projetos de extensão. Também é professor da UFPA e assume o cargo na ETDUFPA em um segundo mandato.

A sessão de posse por recondução se encerrou com a participação de alunos das Escolas de Música e Dança da UFPA. A obra A Morte do Cisne foi interpretada pela bailarina Raynara Soares da Silva, acompanhada, ao piano, por Ítalo Loureiro, e no violoncelo, por Amanda Alencar.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página