Página inicial > Ultimas Notícias > Conselho Universitário aprova criação do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia

• Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 18h22

23.01.2019 CONSUN Foto Alexandre de Moraes SITE

A proposta de criação do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia – NEAP – foi aprovada no dia 23 de janeiro, durante a reunião dos representantes do Conselho Universitário da UFPA (CONSUN), realizada no prédio da reitoria. O NEAP será constituído pelo Laboratório de Biologia Pesqueira e Manejo de Recursos Aquáticos e irá incorporar o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca - PPGEAP, até o momento ligado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

De acordo com a proposta de criação do Núcleo, o objetivo é fortalecer a pesquisa, o ensino e a extensão em ecologia pesqueira e de organismos em ambientes aquáticos marinhos, estuarinos e de água doce, visando obter subsídios para o uso sustentável desses recursos. As pesquisas incluem tanto os aspectos ambientais como os socioeconômicos e políticos, os quais afetam a integridade dos recursos naturais utilizados pelo homem, por meio da pesca e da aquicultura.

23.01.2019 CONSAD Fotos Alexandre de Moraes SITE 2Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a criação do novo núcleo é compatível com a capacidade e o potencial de produção científica que o grupo detém e, com isso, poderá fazer muito mais pela Instituição, ao conquistar a autonomia. “Trata-se de um grupo bastante produtivo, com enorme capacidade de pesquisa em uma área que é estratégica para o desenvolvimento da nossa região”.

As atividades do Núcleo estarão concentradas no desenvolvimento do ensino de pós-graduação (PPGEAP), da pesquisa (laboratórios multidisciplinares) e da extensão, em temáticas relacionadas com a conservação e gestão de ecossistemas aquáticos amazônicos e do uso dos recursos naturais, em particular os recursos pesqueiros.

A coordenadora do Laboratório de Biologia Pesqueira e Manejo de Recursos Aquáticos, Victoria Isaac, explica que a pesca é um bom exemplo para pôr em prática atividades científicas que possam contribuir com o binômio homem e meio ambiente. Por meio dos subsídios para obter sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros, a pesquisa pode garantir que eles se perpetuem no tempo, para as gerações futuras.

“A pesca é essencialmente uma questão multidisciplinar, e isso envolve a participação de profissionais de várias áreas de conhecimento, e com a oficialização do Núcleo, nós teremos a oportunidade não só de crescimento do grupo de pesquisa, que atualmente tem um forte peso na área da Biologia, mas também de incorporar pesquisadores de outras áreas. Nesse sentido, tivemos o apoio do Instituto de Ciências Biológicas para que ocorresse esse desmembramento, nos dando asas para voar e incorporar novas dimensões no nosso trabalho. Agora, ganhamos mais estímulo para agregar novos projetos, continuar crescendo e futuramente nos tornarmos um centro de referência de estudos pesqueiros na Amazônia”, afirmou Victoria Isaac.

23.01.2019 CONSUN Foto Alexandre de Moraes SITE 2Atuação e infraestrutura - O NEAP contará com uma lotação inicial de seis integrantes do quadro fixo da UFPA, três visitantes ou bolsistas temporários do PPGEAP, além dos professores colaboradores de outras unidades da UFPA, que atuam no PPGEAP.

O núcleo funcionará com uma infraestrutura física própria, já utilizada pelo PPGEAP, formada de cinco prédios e alguns anexos, construídos com recursos externos, advindos de projetos, ao longo de 20 anos de trabalho desenvolvido pelos pesquisadores.

A estrutura física compreende 1.100 m2, localizada no Campus de Belém. É formada por um chalé de madeira (no qual funcionou por dez anos o Programa MADAM – Manejo e Dinâmica em Áreas de Manguezais), laboratório de Biologia e Ecologia de Crustáceo (GPECA), construção de alvenaria que contém sala de aula, almoxarifado e gabinetes de pesquisa, Laboratório de Ictiologia, Laboratório de Impactos em Ecossistemas Costeiros, Laboratório de Biologia Pesqueira e Manejo de Recursos Aquáticos e Laboratório de Biologia Pesqueira Experimental.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes