Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão do Campus Bragança oferece cursinho popular

Projeto de Extensão do Campus Bragança oferece cursinho popular

• Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 18h18

banner cursinh Paulo Freire

O Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF) abrirá 70 novas vagas para pré-vestibular no Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). O CPPF é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA) que oferece à comunidade curso pré-vestibular gratuito, no município de Bragança. O curso terá uma única turma, com aulas de segunda a sexta, das 19h às 22h15, e aos sábados, das 14h às 17h. As aulas iniciarão no dia 11 de março, no Campus de Bragança da UFPA.

Segundo o professor Marcelo do Vale, coordenador do CPPF, o curso tem o intuito de melhorar a realidade social da população de Bragança por meio da educação. “Primeiramente, queremos desenvolver ações para proporcionar a democratização do acesso à educação dos jovens da comunidade bragantina, preparando-os para os processos seletivos das universidades e dos institutos públicos. O segundo objetivo é possibilitar aos discentes de graduação do Campus Universitário de Bragança, cursantes de disciplinas específicas de prática docente, oportunidades para que experimentem o processo ensino-aprendizagem e vivenciem a relação entre ensino, pesquisa e extensão, colaborando, desse modo, para sua formação profissional”, afirma.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas entre os dias 4 e 8 de fevereiro, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h, no térreo do prédio administrativo do Campus de Bragança. No ato da inscrição, o candidato deve levar 1kg de alimento não perecível para doação. O alimento arrecadado será doado para famílias carentes do lixão do bairro Alto Paraíso, em Bragança.

Para a inscrição, devem ser levados os seguintes documentos: Ficha de inscrição preenchida (disponível na Xerox do campus e no anexo III do edital); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de Identidade (RG); comprovante de residência; certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de matrícula do terceiro ano; histórico escolar do ensino médio e comprovante de participação em programas sociais.

Seleção - A seleção será realizada em duas etapas: análise documental e entrevista presencial no Auditório Maria Lúcia Medeiros (Campus de Bragança da UFPA). Serão dadas notas de 0 a 10 em cada etapa. Serão classificados para a segunda etapa aqueles que tiverem notas acima de 7,0 e entre os 140 primeiros colocados. Dos 140, 70 serão selecionados para vagas imediatas, o restante será convocado caso haja desistências ou afins.

Os critérios de desempate são: candidato com maior tempo de conclusão do ensino médio; candidato com maior idade; candidato que tenha cursado integralmente o ensino médio em escola pública; candidato que tenha cursado integralmente o ensino médio em escola particular. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 26 de fevereiro, nas redes sociais do CPPF e nos murais de avisos do Campus de Bragança da UFPA.

Requisitos – Poderão participar do projeto alunos que estão cursando ou tenham concluído o terceiro ano do ensino médio, em situação de vulnerabilidade econômica, que fizeram ou fazem ensino médio em escolas públicas ou privadas com bolsas integrais.

Cursinho Popular Paulo Freire – O curso surgiu em 2007, como uma iniciativa de alunos e servidores do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, incentivado pela interiorização da UFPA e de institutos federais na região de Bragança, com a criação e a expansão de campus e abertura de cursos superiores via políticas do REUNI, do governo federal.

Inscrições para o Cursinho Popular Paulo Freire

Data: 4 a 8 de fevereiro