Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Centro Cultural da Justiça Eleitoral recebe exposição comemorativa aos 8 anos do Projeto Roteiros Geo-turísticos da UFPA
Início do conteúdo da página

Centro Cultural da Justiça Eleitoral recebe exposição comemorativa aos 8 anos do Projeto Roteiros Geo-turísticos da UFPA

  • Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 22h00

Roteiros Geo Turisticos Foto Marcos André Costa

O Projeto Roteiros Geo-turísticos está em festa. Há 8 anos, o projeto era iniciado pela Faculdade de Geografia e Cartografia e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em comemoração a essa data, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral hospeda, até o dia 28 de fevereiro, uma exposição com fotos das caminhadas realizadas pelo projeto durante os últimos anos de programação.

A exposição busca mostrar o crescimento do Projeto Roteiros Geo-Turísticos por meio das fotos, desde 2011, data da sua criação, até janeiro deste ano, além de mostrar o principal foco do projeto: preservar, valorizar e proteger o patrimônio cultural paraense.

Exposição – As fotos que compõem a exposição fotográfica são do turismólogo, ex-aluno da UFPA Marcos André Costa, que acompanha todas as edições dos roteiros desde janeiro de 2011. Marcos André Costa mostra, por meio de seus registros, toda a trajetória do projeto entre os anos de 2016 e 2018. A seleção foi feita por curadores do Centro Cultural da Justiça Eleitoral.

A exposição terá visitação aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 15h, e as fotos estarão expostas até o dia 28 de fevereiro, no Centro Cultural.

Roteiros Geo-turísticos – O Projeto Roteiros Geo-Turísticos é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa de Geografia e Turismo (GGEOTUR), da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os Roteiros são caminhadas ao ar livre, orientadas por educadores e educandos, no intuito de fazer uma ação de turismo e educação patrimonial. Segundo a professora Maria Goretti, o projeto evoluiu graças ao reconhecimento da sociedade e a necessidade que havia, em Belém, de um projeto com os objetivos de conhecer e valorizar o patrimônio, o turismo e a cultura locais. “Pôde-se pensar o turismo sob outra perspectiva, que valoriza a cultura e a diversidade local”, concluiu.

O projeto, criado em 2011, foi premiado, nacionalmente, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na 29º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, envolvendo todos os campos da preservação oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades. Atualmente, está sendo organizado um livro sobre o projeto, com lançamento previsto para o primeiro semestre deste ano.

Serviço:

Exposição “Roteiros Geo-turísticos: Percorrendo e revelando paisagens de Belém do Pará”

Data: até 28 de fevereiro
Horário: 8h às 15h
Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral (Rua João Diogo, 254, Cidade Velha)

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Marcos André Costa

registrado em:
Fim do conteúdo da página