Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Cursinho Popular da UFPA inscreve para vagas em Belém e Ananindeua
Início do conteúdo da página

Cursinho Popular da UFPA inscreve para vagas em Belém e Ananindeua

  • Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 20h23

emancipa logo

Em 2019, mais de 73% dos calouros da Universidade Federal do Pará cursaram o ensino médio na rede pública e muitos reforçaram a preparação nos cursinhos. Mas nem todos podem pagar pelas aulas extras. Na UFPA, o Instituto de Ciências da Educação (ICED) realiza o Projeto de extensão “Emancipa”, que pode ajudar você a ser calouro em 2020. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro e devem ser feitas on-line.

Mais de 120 alunos já passaram pelo cursinho desde 2017, e muitos já foram aprovados na UFPA e em instituições de outros Estados. Um deles é  Luana Sousa, caloura de licenciatura integrada, que dividiu os estudos com a maternidade. “Muitas vezes, levei meu filho para a sala de aula e recebi apoio dos alunos e professores”, relembra. Ela encoraja os estudantes de ensino médio a participar do cursinho: “o projeto nos ajuda a crescer dia após dia”.

emancipa aluna

O mesmo carinho foi notado por Izabela Chaves, caloura de Cinema na UFPA. Segundo a estudante, o Emancipa oferece integração com os professores: “Eu senti um conforto no Emancipa, enquanto em outros cursinhos tive dificuldades. Lá eles se preocupam com a realidade de cada um e têm bastante empatia”.

Outro diferencial apontado pela estudante é que o ambiente estimula os alunos a refletir não somente sobre os conteúdos do Enem, mas também sobre assuntos além da sala de aula: “Os professores me ajudaram a entender a realidade do Brasil. Falam sobre desigualdade, movimentos sociais e, assim, podemos estudar para dar retorno às nossas comunidades”, elogia.

Segundo a coordenadora do projeto em Belém, a professora Lúcia Isabel Silva, o objetivo é unir a preparação para o vestibular à formação política e social dos jovens: “Pra gente, é muito importante ter foco na educação transformadora. Queremos que os jovens ocupem seu espaço na Universidade e continuem esse processo emancipador, de organização e participação”, encoraja a professora.

Após a aprovação, muitos ex-alunos do Emancipa continuam por perto para dar aulas e ajudar na organização das turmas. As aulas do cursinho são ministradas por alunos das licenciaturas, dos mestrados e os doutorados da UFPA. Em 2018, foram 46 professores voluntários.

Além das aulas na UFPA, o cursinho também oferece aulões de atualidades e interdisciplinaridades, ministrados em espaços públicos da cidade, como a Praça da República, o Museu Goeldi, o Ver-o-Peso e o centro histórico de Belém.

Rede Emancipa - O “Emancipa: cursinho popular Paulo Fonteles” faz parte de uma iniciativa nacional que visa oferecer aulas de reforço de acordo com as matrizes curriculares do Enem aliados com a educação popular.  Na UFPA, o Emancipa tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e funciona no Instituto de Ciências da Educação (ICED).

Serviço:

Emancipa | Cursinho pré-vestibular gratuito do ICED/UFPA

Inscrições até 15 de fevereiro no site para entrevista de seleção.

Texto: Mariana Vieira – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página