Página inicial > Ultimas Notícias > Parfor realiza aula inaugural da primeira turma de Educação Física em Belém

Parfor realiza aula inaugural da primeira turma de Educação Física em Belém

• Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 17h23

Foto 02 aula inaugural Alexandre Yuri

O auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, nesta quinta-feira, 7, a aula inaugural da primeira turma de Educação Física do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), com sede em Belém. Com alunos de seis municípios paraenses, a turma é uma das 33 ofertadas pelo Parfor no Pará, depois de dois anos sem atender a novas demandas.

A coordenadora adjunta do Parfor UFPA, professora Josenilda Maués, ressalta a luta do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Parfor (ForParfor) pela abertura de novas turmas para a formação de professores da educação básica no Brasil. "Foi um trabalho difícil, de muita articulação, para convencer o MEC de que há uma demanda grande por formação, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste do País. Desse modo, o programa prossegue e acaba formando uma nova frente de luta para que outras turmas venham a ser abertas também", explica Josenilda.

Foto 01 turma Alexandre YuriEducação Física - Das 150 novas turmas do Parfor em todo o país, 33 são no Pará, e a turma de Educação Física é uma das 10 novas turmas realizadas pela UFPA. De acordo com o professor Daniel Pires, coordenador do curso de Educação Física do Parfor UFPA, a nova turma é especial dentro do programa. "É uma turma que tem alunos de seis municípios de diferentes regiões do Pará, e nós a fizemos em Belém justamente para facilitar o acesso. Isso é muito importante para a formação de professores no Estado, pois engloba várias regiões, inclusive a região da Ilha do Marajó", afirma Pires.

Segundo o professor Márcio Nascimento, coordenador do Parfor UFPA, desde 2015 a coordenação tenta implantar esta turma. "Educação Física é um curso emblemático, porque sempre foi muito concorrido no Parfor e agora inicia essa nova turma na UFPA, que abriga um dos melhores cursos de Educação Física do Brasil", diz o coordenador.

Foto 05 cristiano silva de marapanim Alexandre YuriOportunidade de formação - A nova turma recebe alunos de três municípios da Ilha do Marajó (Gurupá, Bagre e Muaná) e três municípios da região nordeste do Pará (Capitão Poço, Garrafão do Norte e Maracanã). Para o professor Sérgio Rayonne, que atua da Educação Básica no município de Bagre, fazer parte da turma é a realização de um sonho.

"Com tantas dificuldades que aconteceram, o Parfor está resistindo, e nós estamos sendo alunos contemplados. Muitos de nós ribeirinhos, pessoas que moram distante das sedes, gostariam de estar nessa caminhada, e nós conseguimos. Fomos contemplados e agora é hora de conquistar esse sonho, que já está virando realidade", celebra Sérgio.

Renato dos Santos, que atua em Garrafão do Norte, também comemorou a oportunidade. "Para mim, é um momento ímpar, único, era um sonho para muitos, e eu estou conseguindo dar o primeiro passo com os colegas de Garrafão do Norte. É um prazer imenso estar aqui", afirma Renato.

O professor Cristiano Silva trabalha no município de Maracanã e emocionou-se ao agradecer à coordenação do Parfor a oportunidade de fazer parte da turma. Cristiano é o mais novo dos dez filhos de uma família de pescadores. "Sou de uma família pobre, muito humilde, sou o único que teve a oportunidade de ter uma formação. Esses conhecimentos vão ser de suma importância, porque a cidade em que eu moro é muito carente de formação em Educação Física. Eu trabalho com alunos de 6 aos 9 anos e eu quero levar novos projetos para essas crianças", conta Cristiano.

Texto: Alexandre Nascimento - Ascom Parfor UFPA