Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > ICJ recebe professor canadense em evento de Teoria do Direito e Constitucionalismo
Início do conteúdo da página

ICJ recebe professor canadense em evento de Teoria do Direito e Constitucionalismo

  • Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 17h23

coloquio teoria do direito

O Programa de Pós-Graduação em Direito, em conjunto com os Grupos de pesquisa  Teorias Normativas do Direito “Pura Teoria do Direito”, vai realizar, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, o Colóquio Teoria do Direito e Constitucionalismo. O evento pretende debater as temáticas propostas em duas obras do professor convidado Wil Waluchow: Inclusive Legal Positivism e A Common Law Theory of Judicial Review: The Living Tree. O evento ocorrerá no Auditório Vicente Miranda, no ICJ/UFPA, e terá tradução simultânea. As inscrições podem ser realizadas por meio do site do evento.

O professor Will Waluchow é considerado um dos mais importantes teóricos do Direito, da atualidade. Para Saulo de Matos, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, “a presença do convidado beneficia os discentes da UFPA, os quais poderão ter contato direto com autores de referência na área, e consolida a UFPA como uma Instituição de elite no debate e produção na área de Teoria e Filosofia do Direito”.

Inscrição – O evento é aberto a todos os interessados em Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Teoria do Direito Constitucional. A taxa de inscrição é cobrada de acordo com a categoria do participante: R$ 40,00 para os estudante e R$ 60,00  para profissionais. A inscrição pode ser feita até o dia 11 de fevereiro, por meio do site do evento ou presencialmente, no dia do evento. Haverá emissão de certificado de 30 horas para os participantes.  

Programação – O colóquio contará com palestras e debates com os maiores especialistas da área de Teoria do Direito no Brasil e no mundo. Já estão confirmados como palestrantes os professores Thomas Bustamante (UFMG), Fábio Shecaira (UFRJ), Noel Struchiner (PUC-RJ), Ronaldo Porto Macedo Junior (USP) Breno Baía (UFPA), Saulo de Matos (UFPA), Sérgio Mendes Filho (Cesupa), Anna Laura Fadel (Cesupa), Filipe Rodrigues (Cesupa), João Victor Penna (FACI), Tarcisio Rocha (UFC-ESPM) e Lucas Gurjão (Pura Teoria), além de Will Waluchow (McMaster University – Canadá).

A programação será composta, ainda, por quatro grupos de trabalho divididos com diferentes eixos, que serão coordenados por professores e discentes dos Grupos de pesquisa “Positivismo Jurídico Inclusivo", "Teoria do Direito Contemporânea", "Árvore Viva: Constituição, Moral e Democracia" e "Jurisdição Constitucional".

Will Waluchow  - Ele foi o último orientando de doutorado em Oxford, do mais importante teórico do Direito do século passado, H. L. A. Hart. É professor titular de Teoria do Direito e Teoria Constitucional na McMaster University, no Canadá, e considerado um dos mais importantes teóricos do Direito, da atualidade. O convidado também é o autor dos livros Inclusive Legal Positivism, tendo influenciado muito a prática do Direito Constitucional no Brasil, e A Common Law Theory of Judicial Review: The Living Tree, no qual ele propõe uma nova metodologia para interpretação constitucional, baseada no modelo de precedentes dos países anglo-saxões.

Serviço:        

Colóquio  Teoria do Direito e Constitucionalismo

Data: 11 a 13 de fevereiro
Horário: das 14h às 22h
Local: Instituto de Ciências Jurídicas - UFPA - 66075-110, Rua Augusto Corrêa, Guamá, Belém, Pará,

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte:

registrado em:
Fim do conteúdo da página