Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > NUMA realiza seminário sobre a diversidade socioambiental no Campus Abaetetuba
Início do conteúdo da página

NUMA realiza seminário sobre a diversidade socioambiental no Campus Abaetetuba

  • Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 17h11

1 banner seminário web 746x423 final

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Campus Abaetetuba da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai receber o seminário "Diversidade Socioagroambiental do Campesinato Amazônico". O evento marca o encerramento do curso de Especialização em Extensão, Inovação Socioambiental e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares (AGIS), ofertado pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/PROFIMA), em parceria com a Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam).

Os trabalhos que serão apresentados e debatidos durante o evento foram realizados em quatro comunidades rurais do município de Abaetetuba. Eles propõem uma reflexão sobre as problemáticas que afetam a sustentabilidade do campesinato do Baixo Tocantins e possibilitam, com base no mapeamento participativo e nos conhecimentos tradicionais, o (re)conhecimento da realidade local, dos seus problemas e das potencialidades.

Para participar, os interessados podem se inscrever por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou, presencialmente, na Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam) | UFPA, Campus de Abaetetuba. A organização disponibilizará gratuitamente um ônibus com 30 lugares que fará o trajeto Belém-Abaetetuba/ Abaetetuba-Belém para os participantes da capital. Saída às 6h, na Av. 25 de setembro (atrás do Bosque Rodrigues Alves). Para fazer a reserva de assento no ônibus, os interessados precisam enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O seminário é uma realização do NUMA, em parceria com o Campus de Abaetetuba e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (GEDAF), por meio do projeto intitulado "Teias de Inovação Agroecológica e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares", do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA),  é o responsável pela organização e animação científica do evento, com a Fadecam.

Programação - A programação busca reforçar a “ecologia de saberes” por meio do compartilhamento de informações, experiências e percepções sobre os recursos naturais necessários para o planejamento de ações de desenvolvimento ancoradas na capacidade de ação local.  Para isso, haverá a participação de representantes da comunidade que vão compartilhar seus testemunhos e receberão, dos concluintes do curso, as pesquisas realizadas durante a especialização.

Outros destaques serão a conferência de abertura intitulada "Epistemologia da Ação Local e o Papel do Agente de Intervenção Socioambiental", com o professor Gilberto de Miranda Rocha (NUMA/UFPA); e a conferência de encerramento, "Proteção dos Conhecimentos Tradicionais: participação social e repartição de benefícios", com a professora Lise Tupiassu (ICJ/UFPA | procuradora federal). Mais informações no site do NUMA.

Texto: Beatriz Aviz – Assessoria NUMA/UFPA
Arte: Divulgação NUMA

registrado em:
Fim do conteúdo da página