Página inicial > Ultimas Notícias > Acolhimento do Proaps aborda temas fundamentais do Complexo Hospitalar

Acolhimento do Proaps aborda temas fundamentais do Complexo Hospitalar

• Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 18h18

DSC05322

Uma semana inteira para saber o que é o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e como funcionam os hospitais universitários que o compõem - Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB). Essa foi a rotina do acolhimento dado aos novos alunos do 33º Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (Proaps), realizado de 4 a 8/02. Os alunos foram recepcionados por gestores e tiveram aulas ministradas por profissionais de ambas as instituições de saúde.

A coordenadora do Proaps, Gilka Alves, destacou a assiduidade dos alunos na primeira semana, fato que para ela é importante, para desenvolverem com êxito a capacitação. Para isso, foram elencados assuntos sobre a rotina dos HUs, como doenças infectocontagiosas, ações conjuntas de controle e prevenção de infecção hospitalar, regimento do Proaps, saúde e segurança do trabalhador e forma correta do registro no prontuário médico.

“Todos os anos, agregamos novos temas para serem tratados no acolhimento dos aperfeiçoandos. Ano passado, o foco foi o luto. Este ano, segurança e saúde do trabalhador, para que entendam a sua participação no contexto hospitalar”, enfatizou.

A enfermeira Helena Branches, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HUJBB, é uma colaboradora fiel do Proaps e participa fornecendo informações gerais sobre a Unacon. “Todos os anos, estou aqui com eles, porque nós recebemos um quantitativo de profissionais do programa para atuar na Unacon. A nossa abordagem se dá na assistência da enfermagem, visando ao nosso paciente oncológico. A ideia é esclarecer o que é o serviço, para que se conscientizem de que, onde estiverem, vão receber pacientes oncológicos”, disse.

DSC05336Histórico - O Proaps se iniciou no Barros Barreto, no final da década de 90, para atender aos técnicos de enfermagem que se formavam e desejavam aperfeiçoar a prática no HUJBB. Diante de tanta demanda, a enfermeira Elaine Souza, hoje chefe da Divisão de Enfermagem do hospital, escreveu o projeto para oficializar a capacitação, denominada “Capacit”.

Ao longo de duas décadas, o que se viu foi um crescimento e a valorização do programa entre os profissionais, ao ponto de exigir a criação do processo seletivo para os interessados, que não eram somente os técnicos de enfermagem, mas os de outras áreas da saúde, como fisioterapeutas, radiologistas, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais. Com a criação do Complexo, o aperfeiçoamento passou a ser feito também no Bettina Ferro, ampliando as vagas para outras especialidades.

“Então, desde quando se iniciou, o Proaps foi reconhecido por causa do nome do HUJBB, por ser renomado na rede do SUS, estar vinculado à UFPA e dispor de especialidades no fazer e no cuidar, com docentes e profissionais qualificados, características que oferecem segurança aos alunos, tanto no que diz respeito ao aprendizado, como nas perspectivas de trabalho”, enfatizou.

DSC05312A indicação de pessoas próximas da enfermeira Daniele Rodrigues levou-a a fazer o 33o Proaps. “Uma amiga minha passou pelo programa no final do ano passado, e ela me indicou dizendo ser muito bem aceito no mercado profissional. Me formei em 2017 e já coloquei vários currículos, só que me pedem experiência e não tenho. Acredito que essa capacitação vai aprimorar o meu conhecimento prático e dar possibilidade de contratação”, enfatizou.

Sobre a Ebserh - Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA é filiado à Rede Ebserh. A Ebserh é vinculada ao Ministério da Educação e administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Fotos: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e Ramon Ferreira – bolsista da Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.