Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA convoca PcD aprovadas no PS2019 para perícia médica

UFPA convoca PcD aprovadas no PS2019 para perícia médica

• Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 18h10

PS2019 perícia médica 03

Mais de 200 pessoas com deficiência (PcD) foram classificadas no Processo Seletivo 2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Elas já apresentaram documentos à universidade e, agora, precisam passar por perícia médica antes do início das aulas. O edital com a convocação e as datas da perícia de cada estudante está disponível aqui.

Ao todo, 245 candidatos foram aprovados e classificados na seleção, sendo 179 deles para o segundo período letivo, que começa em 11 de março. Outros 14 foram aprovados em um dos cursos intensivos da UFPA, cujas aulas começam em 1º de julho, e 52 estudantes PcD começarão a estudar em 21 de agosto, no quarto período letivo de 2019.

Do total de estudantes classificados para começar a estudar ainda neste semestre, 71 tiveram sua habilitação ao vínculo institucional deferida e foram, agora, convocados para a perícia médica. Outros 91 candidatos faltaram ao processo de registro na UFPA, e 17 casos estão em análise na Universidade.

Julieta Jatahy, diretora do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac/UFPA), explica que os candidatos PcD classificados para os demais períodos letivos farão a habilitação (registro na UFPA) e a perícia em outro momento, bem como os estudantes em que os casos ainda estão em análise.

Em 2019, a UFPA adotou as novas regras para a reserva de vagas para PcD, da  Portaria Nº 1.117/2018, e a criação, por iniciativa própria, de uma vaga extra em todos os cursos ofertados especificamente para Pessoas com Deficiência que cursaram ou não o ensino médio integralmente na rede pública.

Quem é PcD? Um dos motivos para o registro de faltas na habilitação do PS 2019 são pessoas que se inscrevem como PcD no concurso sem realmente o ser. É o caso de Maria Silva (nome fictício), que faz tratamento e acompanhamento psicológico e inscreveu-se para disputar as vagas como Pessoa com Deficiência, mas não é PcD. “Só depois, conversando com meu médico, soube que minha CID não envolve ser deficiente, pois tenho uma síndrome e não uma deficiência. Por isso nem fui à habilitação, pois sabia que seria indeferida”, conta.

Ela percebeu o erro de inscrição após o fim do prazo para se candidatar ao concurso, por isso não pôde retificar nem fazer uma nova inscrição, o que teria permitido sua participação na seleção. Isso porque, após o fim das inscrições ,não é possível retificar dados, especialmente os relativos à forma de inscrição e à participação no PS.

Edital ajuda quem tem dúvidas sobre PcD - O edital do PS2019 inovou ao trazer as definições legais sobre quem pode alegar ser uma Pessoa com Deficiência (PcD) e ainda a lista de documentos que a UFPA exige de cada candidato, conforme o grau e o tipo de deficiência, bem como os marcos legislativos sobre a questão.

A ideia era ajudar os candidatos a evitar mal entendidos e também a adiantar a preparação de documentos em caso de classificação/aprovação no concurso. De tal modo, candidatos ao futuro PS 2020 podem usar o documento como referência na hora da inscrição.

Diferença entre concurso e assistência estudantil – Vela lembrar que, apesar de pessoas com síndromes e outros casos não serem consideradas deficientes e não poderem disputar vagas reservadas às PcD nos processos seletivos da UFPA. Após aprovado, todo estudante que precisa de apoio para cursar a universidade pode, após a matricula, ser atendido pela Coordenadoria de Assistência da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (CoAcess/SAEST). Este é o caso de pessoas com dislexia ou Altas Habilidades. Se este é o seu caso, confira o site da CoAcess

Perícia médica para PcD aprovadas na UFPA para o 1º semestre.

De 15 a 21 de fevereiro, conforme agendamento individual

A lista completa com as orientações e o agendamento da convocação, disponível aqui.

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Mkt Ascom