Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade promove debate sobre o atual cenário de crise na Venezuela
Início do conteúdo da página

Universidade promove debate sobre o atual cenário de crise na Venezuela

  • Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 18h10

venezuela debate

A difícil realidade venezuelana entra em debate na UFPA. No dia 21 de fevereiro, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e a Pró-Reitora de Extensão (PROEX) da UFPA vão promover o I Debate Olhares sobre a Venezuela: a soberania nacional em debate. O evento vai ocorrer às 15h, no Auditório Prof. Armando Dias Mendes, no NAEA, com a participação de estudiosos e representantes da Universidade e de outros órgãos. As inscrições estão abertas e são limitadas.

A proposta do encontro é discutir os diferentes aspectos da crise política da Venezuela e seus transbordamentos para a América do Sul e para o mundo. O diretor do NAEA, professor Durbens Nascimento, explica que o debate deste cenário merece uma abordagem acadêmica com especialistas multidisciplinares. “A Universidade precisa fornecer à sociedade uma explicação diferente da tradicional e baseada em ferramentas metodológicas e conceituais no âmbito das relações internacionais, da Ciência Política e da Sociologia”.

O evento conta com o apoio do Consulado da Venezuel, do Núcleo de Educação Básica (NEB), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA, da União da Juventude Socialista (UFS), da Pró-Reitora de Relações Internacionais (PROINTER), da Associação dos Estudantes de Pós-Graduação da UFPA – APG/UFPA e da Fundação Maurício Grabois – FMG.

Programação – Sob a temática “A soberania da Venezuela no contexto da nova política norte-americana”, a primeira mesa-redonda será coordenada pelo professor Durbens Nascimento e ministrada em conjunto pelo jornalista José Reinaldo de Carvalho, diretor geral do CEBRAPAZ, por Glennys  Hernández, consulesa geral da Venezuela, e pelo professor Jean-François Deluche, do Instituto de Ciências Jurídicas  da UFPA.

A segunda mesa traz o debate sobre o tema “A ingerência na Venezuela e as experiências de resistência”, coordenada pelo professor Nelson Souza, pró-reitor de Extensão, e contará com a participação dos professores Rosa Elizabeth Marin, do NAEA; e Bárbara Veloso Dias, do Programa de Pos-Graduação em Ciência Politica da UFPA.

Serviço:        

I Debate Olhares sobre a Venezuela: a soberania nacional em debate

Data: 21 de fevereiro
Hora: das 15h às 18h20.
Local: Auditório Prof. Armando Dias Mendes – Prédio do NAEA/UFPA

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página