Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário Bettina Ferro faz campanha em alusão ao Dia do Implante Coclear

• Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 18h05

Bettina Ferro de Souza Foto Alexandre Moraes

Para comemorar o Dia Internacional de Implante Coclear, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza uma campanha de triagem para o implante coclear no próximo dia 25. A ação é aberta às pessoas que apresentam algum problema de surdez, e quem estiver interessado deve apresentar cópias do RG, do CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

Segundo o otorrinolaringologista Diego Farias, coordenador da ação, o implante coclear é um aparelho instalado cirurgicamente que faz a função das células ciliadas lesadas do ouvido interno, visando restaurar – ou criar – a capacidade de detecção e compreensão do som, o qual é encaminhado diretamente ao nervo auditivo, por meio de estímulos elétricos que chegam ao cérebro, possibilitando uma percepção sonora clara, inclusive da fala.

Atualmente, o HUBFS é o único hospital público da Região Norte do Brasil a realizar a cirurgia de implante coclear, considerada de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há quase uma década oferecendo o serviço, o hospital já realizou mais de 100 procedimentos, sendo, em média, dois por mês. Após a cirurgia, o paciente retorna em 30 dias à unidade de saúde para a ativação do aparelho, momento em que a audição é estimulada.

Memória auditiva – O procedimento é destinado às pessoas com perdas auditivas pós-linguais, que perderam a audição, mas aprenderam a falar e possuem memória auditiva; e pré-linguais, aqueles que nasceram com deficiência auditiva de categoria severa a profunda. O procedimento não é indicado para o indivíduo com tempo de surdez avançado para o desenvolvimento da linguagem oral, com ausência ou má formação da cóclea ou do nervo auditivo e ainda os que apresentam contraindicações clínicas.

Sobre a Ebserh - Desde outubro de 2015, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), pertencentes ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará, são filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra, atualmente, 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as que não são filiadas à Ebserh.

Triagem para implante coclear

Local: Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), Campus IV da UFPA, bairro Guamá, rua Augusto Corrêa, 01, acesso também pela Av. Perimetral.
Horário: 8h às 16h.

Texto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Foto: Alexandre de Moraes