Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário Bettina Ferro faz campanha em alusão ao Dia do Implante Coclear
Início do conteúdo da página

Hospital Universitário Bettina Ferro faz campanha em alusão ao Dia do Implante Coclear

  • Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 21h05

Bettina Ferro de Souza Foto Alexandre Moraes

Para comemorar o Dia Internacional de Implante Coclear, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza uma campanha de triagem para o implante coclear no próximo dia 25. A ação é aberta às pessoas que apresentam algum problema de surdez, e quem estiver interessado deve apresentar cópias do RG, do CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

Segundo o otorrinolaringologista Diego Farias, coordenador da ação, o implante coclear é um aparelho instalado cirurgicamente que faz a função das células ciliadas lesadas do ouvido interno, visando restaurar – ou criar – a capacidade de detecção e compreensão do som, o qual é encaminhado diretamente ao nervo auditivo, por meio de estímulos elétricos que chegam ao cérebro, possibilitando uma percepção sonora clara, inclusive da fala.

Atualmente, o HUBFS é o único hospital público da Região Norte do Brasil a realizar a cirurgia de implante coclear, considerada de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há quase uma década oferecendo o serviço, o hospital já realizou mais de 100 procedimentos, sendo, em média, dois por mês. Após a cirurgia, o paciente retorna em 30 dias à unidade de saúde para a ativação do aparelho, momento em que a audição é estimulada.

Memória auditiva – O procedimento é destinado às pessoas com perdas auditivas pós-linguais, que perderam a audição, mas aprenderam a falar e possuem memória auditiva; e pré-linguais, aqueles que nasceram com deficiência auditiva de categoria severa a profunda. O procedimento não é indicado para o indivíduo com tempo de surdez avançado para o desenvolvimento da linguagem oral, com ausência ou má formação da cóclea ou do nervo auditivo e ainda os que apresentam contraindicações clínicas.

Sobre a Ebserh - Desde outubro de 2015, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), pertencentes ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará, são filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra, atualmente, 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as que não são filiadas à Ebserh.

Serviço:

Triagem para implante coclear

Local: Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), Campus IV da UFPA, bairro Guamá, rua Augusto Corrêa, 01, acesso também pela Av. Perimetral.
Horário: 8h às 16h.

Texto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Foto: Alexandre de Moraes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página