Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário debate formas de promoção dos Direitos Humanos de crianças e adolescente no Marajó

• Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 18h05

Seminário Direitos Humanos

Com o tema “Arte e Cultura na promoção dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes no Marajó”, o Projeto de Extensão e Pesquisa Direitos Humanos e Infância no Marajó realiza, nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, o II Seminário de Direitos Humanos e Infância no Marajó. O evento será realizado a partir das 17h, no Auditório Dalcídio Jurandir, do Bloco Administrativo, e contará com apresentações de teatro, dança, cultura popular, música e palestras. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Organizado pela Faculdade de Serviço Social da UFPA do Campus do Marajó – Breves da UFPA, o evento é direcionado a professores e alunos das escolas públicas, assistentes sociais, educadores sociais e jovens que atuam em movimentos sociais, e tem o objetivo de realizar debates sobre a importância da arte e da cultura como ferramentas que promovem os Direitos Humanos e a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Para a professora Jacqueline Guimarães, da Faculdade de Serviço Social do Campus Universitário do Marajó-Breves, é importante a promoção desse tipo de debate com enfoque no Marajó e suas peculiaridades. “O debate coloca em tela a necessária emergência de políticas de cultura, arte e lazer para a região do Marajó. O momento será uma oportunidade de parcerias e divulgação dos projetos existentes em Breves”, conta Jacqueline Guimarães.

Programação – O seminário terá palestras, que se iniciarão às 17h, ministradas por Fabricio Balieiro, coordenador do Grupo de teatro Mãos de Ouro; Bruno Machado, do Grupo de teatro Ousados na Dança; José do Espirito Santo, do Grupo de teatro Arunãs; Cristian Miranda, coordenador do Projeto Balé “Leveza Inocente”; Francisco de Assis, bacharel em Serviço Social e artista plástico; e Nívia de Freitas, doutora em Educação em Ciências pela UFPA.

Às 20h30, o evento será encerrado, com apresentações culturais dos grupos convidados: Ousados na Dança, Marajó Crew, Neto Pinheiro; e a Exposição de tela do artista plástico Francisco de Assis.

Direitos Humanos e Infância no Marajó – O projeto de extensão busca problematizar os desafios apresentados aos profissionais da Educação, da Assistência Social e aos demais profissionais que atuam na rede de proteção da infância, a fim de garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes no município de Breves.

As atividades contemplam temas como a diversidade sexual, étnico-racial e religiosa, somadas aos debates sobre infância, numa perspectiva histórica, sociológica, cultural e jurídica, visando também a temas como exploração e abuso sexual infantil, tráfico de pessoas e trabalho escravo, que são problemáticas que vêm atingindo diretamente a infância e a juventude marajoara.

O projeto é coordenado pela professora da UFPA Jacqueline Guimarães e conta com a participação de quatro bolsistas, cinco professores da rede pública de ensino, dois bacharéis em Serviço Social e um pedagogo.

II Seminário de Direitos Humanos e Infância no Marajó

Data: 15 de fevereiro
Local: auditório Dalcídio Jurandir - Campus Universitário do Marajó-Breves (UFPA)
Hora: às 17h
Certificado: contabilizará um total de 4h.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA