Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA forma mais de cem profissionais em programas de Residência Médica e Multiprofissional
Início do conteúdo da página

UFPA forma mais de cem profissionais em programas de Residência Médica e Multiprofissional

  • Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 18h28

Barros Barreto 746x423

Na próxima quarta-feira, 20, a Universidade Federal do Pará (UFPA) formará mais de cem profissionais em 25 programas de Residência Médica e Multiprofissional que acontecem no Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e nos Campi de Bragança e Castanhal. A cerimônia de conclusão da Turma 2019 será no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), a partir das 17h30.

"Dentro do Contexto Amazônico, a UFPA consegue proporcionar aos seus residentes o diferencial da vivência prática e teórica, integrando ensino e prestação de serviço", afirma a professora Laura Tomazi Neves, chefe da Unidade de Pós-Graduação e Residência do Complexo Hospitalar. Para ela, os programas de pós-graduação contam com profissionais altamente qualificados e com a estrutura de alta complexidade dos hospitais universitários (HUs), bem como de toda a instituição de ensino por meio de seus programas de pós-graduação. "Os HUs são base essencial para a formação em saúde, pois é nesse cenário que os estudantes são inseridos no ambiente de ensino-pesquisa-extensão para vivenciar o seu processo formativo de maneira segura e com excelência", destaca.

Programas – No Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), são realizados os Programas de Residência Médica em Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) conta com especialidades médicas em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Dermatologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Anestesiologia, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Endocrinologia, Medicina de Saúde e Comunidade, Geriatria, Pneumologia e Cirurgia Torácica, Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, e Residências Multiprofissionais em Oncologia e Saúde do Idoso e Pacientes Críticos, destinados aos graduados em Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Biomedicina, Odontologia e Terapia Ocupacional. Os cursos têm duração de dois a três anos.

Fora do Complexo Hospitalar e nos campi do interior, os Programas de Medicina Veterinária, do Campus de Castanhal; de Enfermagem Obstétrica, da Faculdade de Enfermagem/Santa Casa de Misericórdia do Pará; Clínica Integrada, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS); e de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, do Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, do município de Bragança, também formarão novos especialistas.

Cerimônia – Este é o terceiro ano em que a solenidade de conclusão dos cursos das áreas médica e multiprofissional acontece em conjunto, "com uma proposta de integração interprofissional", aponta Laura Tomazi. O objetivo, segundo ela, é consolidar a articulação entre os profissionais de dentro da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), "sendo resolutivas as demandas da população".

Para a entrega dos diplomas, foram convidados o reitor Emmanuel Tourinho e o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Paulo Amorim, além de representantes da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HUBFS e do HUJBB, os secretários de Saúde do Estado e dos municípios de Belém, Bragança e Castanhal e os coordenadores de curso das áreas da saúde da Universidade.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Arquivo Ascom

registrado em:
Fim do conteúdo da página