Página inicial > Ultimas Notícias > Evento proporciona troca de experiências entre pesquisadores ingleses e locais

Evento proporciona troca de experiências entre pesquisadores ingleses e locais

• Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 18h50

Iknow

Um grupo de pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, visitará a Universidade Federal do Pará (UFPA) para apresentar o Projeto "IKnowFood - Integrating Knowledge for Food Systems Resilience". A missão estrangeira, viabilizada pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), objetiva promover a troca de conhecimento entre pesquisadores, grupos e instituições de pesquisa. A visita vai acontecer nos dias 18 e 19 de fevereiro, às 9hs, no auditório do ICSA. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Além de apresentar o projeto IKnowFood, a vinda dos estrangeiros vai contar com mesas de integração e negociação para parcerias entre projetos de pesquisa locais e pesquisadores do projeto internacional. “O projeto é global e tem parceiros muito reconhecidos, além da Universidade de York, como a Universidade  de Liverpool e Manchester”, explica o professor Cristian Berrío Zapata, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da UFPA (PPGCI).

O encontro, que será realizado por meio de uma parceria da Universidade Federal do Pará com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, busca aperfeiçoar docentes e pesquisadores para a melhoria dos programas de pós-graduação das instituições. Para participar do evento, é necessário que os interessados enviem nome, Faculdade/Instituto e telefone para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programação – A visita contará com palestras que iniciam às 9h, ministradas pelos professores Armando Lirio de Souza, diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas;  Cristian Berrío Zapata, da Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPA; Liz Rejane Issberner, pesquisadora Sênior IBICT da Universidade Federal do Rio de janeiro; Tony Heron, da University of York; Patricia Prado, da University of York; Philippe Léna, do Institut de Recherche pour le Développement; Leandro Meyer, da Universidade Rural da Amazônia; e Viviane Almeida dos Santos, da UFPA Campus Tucuruí.

IKnowFood - Na Universidade de York, o projeto é uma colaboração entre os Departamentos de Gestão, Política, Meio Ambiente, Ciências da Computação e Ciências da Saúde com o Instituto Ambiental de Estocolmo e o Instituto de Sustentabilidade Ambiental de York, e as Universidades de Liverpool, Manchester e Leeds, com financiamento pelo Programa Global de Segurança Alimentar.

O grupo fez um primeiro estudo exploratório no Brasil sobre os processos de certificação de soja. O interesse para futuras pesquisas envolve questões sobre desenvolvimento sustentável e seus aspectos socioambientais, segurança alimentar e sistemas de alimentares em qualquer dos seus componentes, desde a produção, incluindo toda a cadeia de valor, até os estágios de consumo e descarte.

Visita Grupo da Universidade de York - "IKnowFood - Integrating Knowledge for Food Systems Resilience"

Hora: às 9h
Data: 18 e 19 de fevereiro