Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Direito da UFPA recebe selo da OAB

Faculdade de Direito da UFPA recebe selo da OAB

• Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 15h55

15.02.2019 AOB Entrega do Selo Recomenda Foto Alexandre de Moraes site

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará recebeu, pela sexta vez consecutiva, o Selo OAB Recomenda, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A premiação ocorre a cada três anos e tem como critério de seleção o desempenho dos alunos na prova da OAB e no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A entrega do Selo foi realizada no dia 15 de fevereiro, durante a solenidade de posse dos dirigentes da Faculdade de Direito, vinculada ao Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA).

O diretor do Instituto de Ciências Jurídicas, professor José Heder Benatti, a diretora da Faculdade de Direito, professora Valena Jacob Chaves, e a vice-diretora da Faculdade de Direito, professora Luanna Tomaz, receberam o Selo OAB Recomenda das mãos do reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho. Ao fazer a entrega, o reitor falou do reconhecimento do trabalho desenvolvido no ICJ, em particular na Faculdade de Direito. “Esta premiação é mais um estímulo para continuarmos aperfeiçoando o nosso processo de formação. Ao mesmo tempo, devemos salientar que a qualidade do curso que oferecemos resulta da dedicação e do empenho daqueles que fazem a Faculdade de Direito da UFPA. Portanto registro aqui, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão, desejando muito sucesso à Direção da Faculdade, no novo mandato que agora se inicia”, afirmou Emmanuel Tourinho.

15.02.2019 AOB Entrega do Selo Recomenda Foto Alexandre de Moraes site2 373x212A cerimônia de entrega do Selo às universidades ocorreu no mês de janeiro, em Brasília, onde a UFPA esteve representada pelo pró-reitor de Administração, João Cauby de Almeida Junior. Nesta sexta edição do selo, entre as mais de 1.200 faculdades de Direito no Brasil habilitadas, apenas 161 foram selecionadas. “Este selo é importante para a UFPA, na medida em que expressa o reconhecimento nacional da qualidade do nosso curso de Graduação em Direito, do trabalho acadêmico aqui desenvolvido. A UFPA se sente honrada com mais este selo porque reconhece que seus cursos têm alcançado essa qualidade que a sociedade como um todo espera”, afirmou João Cauby.

Criado em 1999 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e concedido desde 2001, o Selo OAB Recomenda é um identificador de qualidade dos cursos de Direito no País. No Pará, além da UFPA, foram selecionados para esta 6ª edição os cursos das Universidades Federais do Oeste (Ufopa) e do Sul e Sudeste (Unifesspa), e do Centro de Ensino Superior (Cesupa). Com edição realizada a cada três anos, o Selo busca promover o incentivo à melhoria da qualidade do ensino jurídico ofertado pelas faculdades no Brasil.

De acordo com o diretor-geral do ICJ, professor José Benatti, em média, todos os anos, dos cursos de Direito que existem no Pará, mais de 50% dos alunos aprovados no exame da OAB são da UFPA. “Isso significa que, na somatória das ações - e, nesse caso, quem é mais avaliado é o aluno - o resultado demonstra que nós estamos no caminho certo, não só em termos de estrutura física, mas também de melhoria do projeto pedagógico, da capacitação e formação dos alunos e dos professores”, ressaltou.

Posse e comemoração – A posse das professoras Valena Jacob e Luanna Tomaz, nos cargos de diretora e vice-diretora da Faculdade de Direito, respectivamente, foi oficializada em meio a muitas comemorações no Auditório Hilton Nascimento, no prédio do ICJ, no campus da UFPA em Belém.

15.02.2019 AOB Entrega do Selo Recomenda Foto Alexandre de Moraes site3 373x212Além de receber das mãos do reitor Emmanuel Tourinho a placa representativa do selo OAB Recomenda, a comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA celebrou a conquista de vários avanços, tanto em estrutura física, como na reformulação do projeto pedagógico. A faculdade também renovou o convênio com a Editora Saraiva e, recentemente, firmou parceria com a Revista dos Tribunais, para que os alunos tenham acesso a livros por meio da biblioteca digital.

Para a diretora da Faculdade de Direito, Valena Jacob, essas ações também foram fundamentais para o desempenho dos alunos na prova da Ordem e na avaliação do MEC. O próximo passo da sua gestão será a efetivação do novo projeto pedagógico do curso de Direito. “É um projeto inovador, com disciplinas atuais. Estamos com um núcleo docente estruturante, sempre acompanhando, semestralmente, os planos de ensino das disciplinas novas no projeto pedagógico. Nós também continuaremos acompanhando a melhoria da infraestrutura e, em breve, inauguraremos o Tribunal do Juri, que será um espaço para os alunos efetivarem a prática de Júri Simulado, além da entrega das clínicas jurídicas para o atendimento à comunidade”.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes