Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão “Sarauparauara", da EMUFPA, apresenta o Show Melodia das Chuvas

• Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 15h06

banner ufpa sarau Portal UFPA

A Escola de Música da UFPA (EMUFPA), por meio do Projeto de Extensão “Sarauparauara", realiza, nesta terca-feira,19 de fevereiro, às 18h, o Show Melodia das Chuvas, no auditório da EMUFPA. O projeto, que surgiu com o intuito de trazer músicas e produtos culturais paraenses para o meio acadêmico, contará com a participação da cantora Dayse Addario, da Zarabatana Jazz Band e da Cameratamazônica. A atração é gratuita e aberta ao público.

Mas, afinal, o que é Sarauparauara? O coordenador do projeto, professor Celson Gomes, explica que o significado da expressão remete às raízes parauaras. Para ele, é importante “tornar público parte do repertório parauara produzido e executado por músicos e grupos musicais, baseado nos Encontros e Mostras, assim como disponibilizar esse material em formatos diversos, como nas partituras disponíveis em acervo na biblioteca da EMUFPA.”

Durante a programação, o público poderá conferir a reativação da Cameratamazônica, grupo de cordas composto por professores e alunos da EMUFPA.  “Esse retorno abre várias possibilidades de atuação junto com músicos instrumentistas e cantores  locais na execução de um vasto repertório parauara, convidando artistas locais para atuarem com o grupo”, comenta Celson Gomes.

Sarauparauara – É um projeto de extensão da EMUFPA que visa à realização de encontros em forma de sarau, para o desenvolvimento de atividades musicais de câmera, e possibilita aos participantes (alunos, professores, músicos e público em geral) conhecer parte do repertório musical parauara de compositores como Luiz Pardal, Altino Pimenta, Waldemar Henrique, Wilson Fonseca, entre outros. O repertório é apresentado aos participantes como atividades iniciais de leitura.

O projeto desenvolve um trabalho de pesquisa no acervo de compositores parauaras, e os resultados são apresentados ao grande público em eventos nos espaços museológicos que integram o Sistema Integrado de Museus.

Sarauparauara - Show Melodia das Chuvas
Data: 19 de fevereiro
Local: Escola de Música da UFPA.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA