Página inicial > Ultimas Notícias > Literatura afro-brasileira infantil é tema do II Diálogos do Congresso de Leitura da Região Norte

• Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 15h34

Diálogos Conler

Com o objetivo de promover reflexões sobre o ensino e a pesquisa em torno do tema Leitura, entre alunos, professores da educação básica e professores do ensino superior, no próximo dia 21 de fevereiro, terá início a segunda edição do Diálogos do Congresso de Leitura da Região Norte (CONLER), no Instituto de Educação e no Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI). O II Diálogos Conler é uma ação de preparação para o I Congresso de Leitura da Região Norte, que ocorrerá este ano.

O evento contará com a participação da professora doutora Célia Abicalil Belmiro (Ceale/PPGE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ministrará a palestra "Relações étnico-raciais na literatura para crianças e jovens no Brasil", mediada pela professora doutora Elizabeth Orofino Lucio, coordenadora do Laboratório Sertão das Águas, e do Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará.

Programação – A abertura será às 17h, seguida pela palestra “Relações étnico-raciais na literatura para crianças e jovens no Brasil”, presidida pela professora Célia Abicalil Belmiro. O objetivo primordial é apresentar a literatura afro-brasileira na escola, destacando sua importância para a formação de leitores.

Segundo a professora de Teoria e Prática de Alfabetização do IEMCI, Elizabeth Orofino, que vai mediar a mesa, no atual contexto brasileiro, trabalhar obras com temas relacionados com o conceito de gênero, raça e etnia, promoção da diversidade e autoafirmação da identidade negra, em consonância com os processos educativos no País é um desafio.

“Procurar desconstruir a naturalização da desigualdade encontra-se no eixo estratégico de redefinição dos parâmetros de uma sociedade mais justa e democrática. A literatura infantil contribui para o desenvolvimento da competência leitora na escola, em razão de possibilitar ao aluno experiências culturais, estéticas e de cunho intelectual: apresentar os mais variados assuntos, entre eles a diversidade e as questões sociais, é primordial”, completa.

O II Diálogos CONLER - encontros preparatórios para o CONLER – Norte ocorrerá no Instituto de Educação Matemática e Científica- IEMCI e será organizado pela equipe do Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará.

A programação é gratuita.

II Diálogos CONLER/Congresso De Leitura da Região Norte
Data: 21 de fevereiro de 2019