Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para Doutorado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia

• Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 15h00

Seleção ppgedam 2019 doutoradosem borda

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) está com seleção aberta para o curso de Doutorado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. São ofertadas 10 vagas, e as incrições podem ser realizadas na página do PPGEDAM até o dia 17 de março de 2019.

O curso de Doutorado Profissional do PPGEDAM foi aprovado pela Capes com nota 5. O resultado da avaliação nacional de propostas de cursos na modalidade Doutorado Profissional foi divulgado no dia 6 de dezembro de 2018. Com o resultado, o PPGEDAM passou a ser o primeiro programa com doutorado profissional da UFPA, tornando-se referência nacional e detentor de excelência da nova modalidade.

"A expectativa é de que esta nova turma de doutorado profissional que se inicia em 2019 potencialize mais o PPGEDAM/NUMA para que possamos ser um braço, cada vez mais forte, da UFPA, contribuindo para alavancar o desenvolvimento regional dentro de padrões sociais aceitáveis e seguros", ressalta o coordenador do programa, professor Otávio do Canto.

Turma 2019 - As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais. O processo seletivo ocorrerá em uma única fase, com três etapas: prova de língua estrangeira, defesa do projeto de tese e análise do currículo.

No ato da matrícula, os aprovados devem apresentar o diploma de curso de mestrado, emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou, se emitido por Instituição Estrangeira, devidamente revalidado no Brasil. O início do curso está previsto para maio deste ano.

Programa - O PPGEDAM caracteriza-se pela atuação conjunta de discentes e docentes na produção científica, na realização de trabalhos de campo e na aplicabilidade do conhecimento gerado pelos produtos de pesquisa. O programa mantém convênios regulares com prefeituras, associações locais e universidades do Brasil e do exterior, como Paris 13 (França), Michigan (Estados Unidos), Alicante (Espanha), Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica (Moçambique), entre outras.

A estrutura de formação do programa atende às demandas da sociedade regional, sobretudo no tocante à qualificação para a gestão ambiental pública e privada, e à aplicabilidade do conhecimento interdisciplinar em prol do desenvolvimento local, em especial, na Amazônia.

Texto: Beatriz Aviz – Assessoria NUMA