Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Estande da Associação Brasileira de Alfabetização na UFPA trata do índice de analfabetismo no Norte
Início do conteúdo da página

Estande da Associação Brasileira de Alfabetização na UFPA trata do índice de analfabetismo no Norte

  • Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 15h40

stand ABALF

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a Região Norte é a que possui o maior número de analfabetos no Brasil. Para entender mais sobre esses dados, a Universidade Federal do Pará contará com um estande da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf). O estande estará disponível nos dias 21 e 28 de fevereiro, das 16h até as 18h, e nos dias 11 e 18 de março, das 11h até as 13h, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI).

Para Elizabeth Orofino Lucio, professora de Teoria e Prática da Alfabetização da UFPA e coordenadora do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará, o estande possibilitará “criar elos e incentivar a associação à Abalf, além de refletir sobre os desafios na Região Norte.”

Além do alto índice de analfabetismo, que corresponde a 560 mil pessoas, o Norte também possui o menor número de professores, pesquisadores e grupo de pesquisa no campo. A situação influencia a quantidade pequena de trabalhos publicados em periódicos qualificados, assim como a representação no Grupo de Trabalho Alfabetização, Leitura e Escrita/ GT 10 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Quem pode associar – A Abalf aceita como associados, docentes do Ensino Superior e Básico, técnicos educacionais, coordenadores, supervisores, gestores, pesquisadores, entidades governamentais, não governamentais e pessoas físicas, gestores públicos, profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias e quem estiver interessado na pauta Alfabetização. Para participar, basta preencher o formulário on-line ou presencialmente no estande.

Abalf - A Associação Brasileira de Alfabetização, criada em 2012, é uma organização sem fins lucrativos, que congrega professores, pesquisadores e demais interessados, na luta pela alfabetização, compreendida como um direito de todo brasileiro. Seu objetivo é articular, acompanhar e fomentar políticas e promover espaços para discussão, de forma a agregar a participação de diferentes atores e Instituições, zelando pelo pluralismo de ideias e pelo posicionamento crítico.

Serviço:
Estande da Associação Brasileira de Alfabetização
Data: 21 e 28 de fevereiro (das16h até as18h) / 11 e 18 de março (das 11h até as 13h)
Local: Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI).

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página