Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Residentes recebem Diploma de Conclusão de curso pela UFPA
Início do conteúdo da página

Residentes recebem Diploma de Conclusão de curso pela UFPA

  • Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 20h59

20.02.2019 Formatura Residência NAYANA BATISTA 9 de 25

Na noite de quarta-feira, 20, mais de cem profissionais receberam o diploma de conclusão de curso dos Programas de Residência Médica, Uniprofissional e Multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA), que acontecem no Complexo Hospitalar, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), nos institutos e nos campi do interior. A solenidade foi realizada no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), que ficou lotado de familiares e amigos que vieram para prestigiar os concluintes.

20.02.2019 Formatura Residência NAYANA BATISTA 6 de 25

É com muita alegria que a UFPA entrega um número significativo de residentes formados para a sociedade. Isso reforça o nosso compromisso de formação além do nível de graduação", afirmou o vice-reitor da Universidade, Professor Gilmar Pereira, que representou o reitor Emmanuel Tourinho durante a mesa de abertura. Ele entregou pessoalmente os certificados para alguns dos residentes e ressaltou a importância de realizar uma solenidade que congrega todas os programas da área da saúde, inclusive os campi do interior. "Isso fortalece o ensino em saúde", enfatizou.

Na cerimônia estiveram presentes na mesa a Pró-reitora de Ensino e Pesquisa da UFPA, Iracilda Sampaio, a professora Angélica Pezzin, coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS); o professor José Emílio Magno, coordenador da Coreme do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB); a professora Dirce Nascimento Pinheiro, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da UFPA; o assessor da Secretaria de Saúde de Belém, Henrique Nassar; e a professora Luíza Martins, representando a Secretaria de Saúde do município de Bragança. Todos os participantes da mesa saudaram os concluintes por seu desempenho em concluir cursos que exigem muita dedicação, desejando votos de sucesso em suas carreiras profissionais.

20.02.2019 Formatura Residência NAYANA BATISTA 16 de 25O sentimento de satisfação também esteve presente no discurso dos oradores. A concluinte Karina Gonçalves, do Programa de Residência em Infectologia do Hospital Barros Barreto (HUJBB),  emocionou-se ao agradecer aos familiares, aos amigos e aos profissionais do hospital que a acompanharam durante os anos de residência. Representando a turma de Residência Multiprofissional, a concluinte Mônica Costa reforçou a importância do compromisso do profissional de saúde com a construção de uma sociedade mais humana. Também participaram como oradoras as estudantes Renata Mendes, que representou os médicos do Hospital Bettina Ferro de Souza, Kamillye Araújo, representando os médicos do HUJBB, e Taís Alencar, do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica.

Os residentes Jaese Farias e Marcela Souto vieram do município de Castanhal, a cerca de 70km de Belém, para receber o diploma de conclusão do curso de Medicina Veterinária. "Tivemos a oportunidade de vivenciar a prática em cirurgia, que é algo que não tivemos na graduação, e por isso é muito importante estar aqui hoje recebendo este título de especialistas na área que amamos", comentaram os concluintes. Também no interior, o Campus de Bragança formou especialistas na Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. A professora Luíza Martins, vice- coordenadora do curso, ressaltou o desafio e a necessidade da interiorização da universidade, pois, segundo ela, as residências dão aos "filhos da região" oportunidades  de realizarem cursos sem se deslocarem de sua cidade, além de promover um intercâmbio entre os profissionais de saúde da capital e do interior.

20.02.2019 Formatura Residência NAYANA BATISTA 1 de 25Oradores - O sentimento de satisfação também esteve presente no discurso dos oradores. A concluinte Karina Gonçalves, do Programa de Residência em Infectologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), não conteve a emoção ao agradecer aos familiares, amigos e profissionais do hospital que a acompanharam durante os anos de residência. Representando a turma de residência multiprofissional, a concluinte Mônica Costa reforçou a importância do compromisso do profissional de saúde com a construção de uma sociedade mais humana. Também participaram como oradoras as estudantes Renata Mendes, que representou os médicos do Hospital Universitário Bettina Ferro; Kamillye Araújo, representante dos médicos do HUJBB; e Taís Alencar, do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica.

Interior - Os residentes Jaese Farias e Marcela Souto vieram do município de Castanhal, cerca de 70 Km de Belém, para receber o diploma de conclusão do curso de Medicina Veterinária. "Tivemos a oportunidade de vivenciar a prática em cirurgia, que é algo que não tivemos na graduação e, por isso, é muito importante estar aqui hoje recebendo este título de especialistas na área que amamos", comentaram os concluintes. Também no interior, o campus de Bragança formou especialistas na residência multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. A Professora Luíza Martins, vice-coordenadora do curso, ressaltou o desafio e a necessidade da interiorização da Universidade, pois, segundo ela, as residências dão oportunidade aos "filhos da região" realizarem cursos sem se deslocar de sua cidade, além de promover um intercâmbio entre os profissionais de saúde da capital e do interior.

20.02.2019 Formatura Residência NAYANA BATISTA 24 de 25

Para o Gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Pedro Piani, a cerimônia de encerramento das residências da UFPA é, além de um momento de celebração após uma longa trajetória de estudos, um momento de "prestação de contas" da Universidade e do Complexo Hospitalar com a sociedade para "formar com excelência profissionais para a rede de saúde, com recursos públicos", afirma. No Complexo são realizados os Programas de Residência Médica em otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, e pediatria, no Hospital Bettina Ferro. Já o Barros Barreto tem especialidades médicas em clínica médica, clínica cirúrgica, dermatologia, cirurgia do aparelho digestivo, anestesiologia, endocrinologia, medicina de saúde e comunidade, geriatria, pneumologia e cirurgia torácica, residência uniprofissional em cirurgia e traumatologia buco maxilofacial, e residências multiprofissionais em oncologia e saúde do idoso e pacientes críticos, destinados aos graduados em farmácia, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, biomedicina, odontologia e terapia ocupacional.

Fora do Complexo Hospitalar e nos campi do interior, os Programas de Medicina Veterinária, do Campus de Castanhal; de Enfermagem Obstétrica, Faculdade de Enfermagem/Santa Casa de Misericórdia do Pará; Clínica Integrada, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS); e de residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança do Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, do município de Bragança, também formaram novos especialistas. Os certificados dos concluintes foram entregues pelos coordenadores de cada Programa.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Nayana Batista

registrado em:
Fim do conteúdo da página