Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA publica resultado de análise de documentos dos calouros do PS 2019

UFPA publica resultado de análise de documentos dos calouros do PS 2019

• Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 15h06

PS2019 homologação 03

O resultado geral da análise de documentos de quem teve o nome divulgado no Listão do Processo Seletivo 2019 (PS 2019) da Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de ser publicado. Confira a lista completa aqui. Dos 7.268 aprovados, 73 estudantes não vão se tornar calouros da Instituição este ano, pois tiveram seu registro na Universidade indeferido.

Os dados indicam que apenas 1% dos candidatos perderam a vaga na UFPA, ou ainda estão em análise, em razão de problemas com a documentação. “A maioria não cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino ou não conseguiu comprovar que a renda familiar per capita era de até 1,5 salário mínimo”, detalha Julieta Jatahy, diretora do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), unidade responsável pela análise de documentos e registro dos calouros na Universidade.

Maioria dos candidatos já sabia resultado da análise de documentos - De outro lado, cerca de 77% dos candidatos, mais de 5,6 mil estudantes, passaram pelo processo de registro na UFPA sem problemas e já estão devidamente matriculados em seus cursos. “No momento em que cada um deles entregava a documentação aos nossos técnicos, já saía de lá com um resultado prévio da análise. A ampla maioria recebeu um certificado com a palavra ‘deferido’, que comprovava sua entrada na UFPA”, lembra a diretora do CIAC.

Apenas quem teve problemas em relação à entrega de documentos não recebeu a resposta da habilitação na UFPA imediatamente. “Em alguns casos, eles voltaram nos dias posteriores com os documentos e passaram por um processo ágil de retificação do indeferimento do registro ainda durante a habilitação. Fora esses casos, ninguém saiu da habilitação sem resposta”, conta Julieta Jatahy

Mais faltosos que indeferidos - Além do 1% de registros indeferidos, outros 1,6 mil candidatos perdeu a vaga ao não comparecer ao processo de entrega de documentos à UFPA, conhecido como Habilitação ao Vínculo Institucional.

Por causa dessas vagas, até o momento, a UFPA divulgou duas listas de convocação, conhecidas como “repescagens”, com um total de 1.656 nomes de candidatos até então aprovados e não classificados no PS 2019.

“São números dentro da normalidade do processo, pois muitos estudantes passam em múltiplas universidades e precisam escolher apenas uma para cursar, já que, por lei, é proibido ocupar duas vagas públicas ao mesmo tempo, inclusive quem foi selecionada por Instituição de Ensino Superior privada por meio do ProUni, e nós sempre conferimos com as outras instituições esses registros”, lembra a diretora do CIAC/UFPA.

Mais repescagens vem por aí -  A UFPA ainda deve publicar ao menos mais uma lista de repescagem na próxima semana, com as vagas referentes a quem teve o registro indeferido, faltou ou solicitou desistência de vaga após a habilitação em uma das chamadas públicas já realizadas.

Além disso, mais listas de convocação serão publicadas no início de maio, quando a UFPA concluir o processo de registro dos candidatos que passaram em turmas que iniciam no segundo semestre. “Sabemos que quem espera ainda ser convocado para essas turmas fica ansioso, mas só podemos fazer ‘repescagens’ após as convocações para entrega de documentos, afinal, se o candidato ainda não se habilitou, não há como contabilizar sobra de vagas, explica Julieta Jatahy.

UFPA publica resultado de análise de documentos dos calouros do PS 2019
Confira a lista completa aqui.
Mais informações no site do CIAC.

Texto e arte: Ascom/UFPA