Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisa e Pós-Graduação na Amazônia é tema de encontro em Brasília

Pesquisa e Pós-Graduação na Amazônia é tema de encontro em Brasília

• Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 15h13

2019 02 19 REUNIAO CAPES 2

A expansão e o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na Região Amazônica e sua importância para o desenvolvimento sustentável. Esse foi o tema de um encontro, realizado recentemente em Brasília, entre reitores das Universidade Federais da Amazônia e Anderson Ribeiro Correia, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um dos principais órgãos de fomento à pesquisa no Brasil.

Ciência é fundamental para o desenvolvimento da Amazônia - A parceria entre os órgãos para estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento da ciência na região, que atrai os olhares do mundo, é fundamental para que o potencial de desenvolvimento da Amazônia seja alcançado.

No encontro, realizado no último dia 20 de fevereiro, Anderson Ribeiro Correia, presidente da Capes; Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no país; e os integrantes do Fórum de Reitores das Universidades Federais da Amazônia conversaram sobre como estimular também a internacionalização dos programas de pós-graduação, sobre o custeio dos programas que são os principais responsáveis pela produção de pesquisa na região e ainda sobre a avaliação e os requisitos para a abertura de novos cursos de mestrado e doutorado na Amazônia.

2019 02 19 REUNIAO CAPES 10 373x212Onze universidades da Amazônia presentes - Representantes das onze Universidades Federais da Amazônia estiveram presentes no evento. A reitora Nair Portela, vice-presidente do Fórum, apresentou os participantes da reunião e agradeceu a oportunidade de diálogo com a Capes. Em seguida, falando em nome dos membros do Fórum, Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA, elencou um conjunto de ações necessárias à superação das assimetrias regionais do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

“O desenvolvimento sustentável da Amazônia é de interesse para todo o país e isso requer uma base robusta de ciência e tecnologia. O que precisa ser feito para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação é simplesmente o que foi feito nas demais regiões: investimento e políticas sintonizadas com a realidade regional”, afirmou Emmanuel Tourinho.

Amazônia é importante - O presidente da Capes, Anderson Correia, acolheu as manifestações dos membros do Fórum e assumiu o compromisso de dar continuidade ao diálogo e aos esforços para desenvolver a pós-graduação na região.

Segundo Anderson Correia, é necessário considerar a singularidade das instituições sediadas na Amazônia e seu impacto no desenvolvimento. O presidente da Capes também reafirmou a importância da representação da Região Norte no Conselho Superior do órgão, função atualmente exercida pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

A pedido do presidente da Capes, Anderson Correia, na última reunião do Conselho Superior do órgão, no dia 19 de fevereiro, o reitor da UFPA e representante das instituições da Amazônia, Emmanuel Tourinho, fez uma apresentação sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação, ocasião em que destacou as assimetrias regionais e a necessidade de maior investimento e políticas diferenciadas para a região.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: André Aureliano - ASCOM/UFAM