Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição “SARAMAGO – os pontos e a vista” encerra temporada em Belém com sucesso de público

• Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 10h57

Saramago FOTO 1

Um momento de reflexão e inspiração para (re)pensar seu papel no mundo. Essa foi a contribuição da exposição “SARAMAGO – os pontos e a vista” para as sete mil, quinhentas e trinta e nove pessoas que visitaram a mostra, no Museu do Estado do Pará (MEP), em Belém (Pará). A exposição teve o patrocínio do Banco Santander, por meio da Lei Rouanet. A realizacão foi do governo federal, por meio do Ministério da Cultura; da Fundação José Saramago; da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Cátedra João Lúcio de Azevedo Camões, I.P|UFPA, com o  apoio do governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Sistema Integrado de Museus e Museu do Estado do Pará (MEP). A curadoria foi de Marcello Dantas, com produção da Magnetoscópio.

No domingo, 17 de fevereiro de 2019, último dia da exposição em Belém, o público lotou o MEP. Mais de mil e cem pessoas circularam pela área expositiva montada no andar térreo do museu, esta composta por 15 módulos pelos quais o público pôde ouvir, ver e interagir com o universo do premiado escritor português José Saramago.

Saramago FOTO 2O dia de encerramento da mostra também foi marcado pela visitas do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, do pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Tavares da Costa, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Iracilda da Cunha Sampaio, do pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Júnior, do pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo da Costa Almeida, da diretora do Museu da UFPA (MUFPA), Jussara Derenji, e do diretor do Museu do Estado do Pará (MEP), Marcel Campos.

Na ocasião, o reitor da UFPA fez um balanço positivo da exposição em Belém e destacou a importância das colaborações que tornaram o projeto possível. “Somos especialmente gratos à Fundação José Saramago, ao Banco Santander, ao Ministério da Cultura e ao curador da mostra, Marcello Dantas. Também agradecemos ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, do Sistema Integrado de Museus e do Museu do Estado do Pará. Na UFPA, as equipes da Editora da UFPA e do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão realizaram um trabalho extraordinário. Um projeto com essa qualidade, com esse alcance só se torna possível com o esforço e a dedicação de muitas pessoas. Estamos felizes com o resultado desse trabalho coletivo”, agradeceu o reitor.

A exposição teve a sua primeira itinerância em Belém, após exibição em São Paulo, no Farol Santander. A versão produzida para Belém apresentou o mesmo conteúdo exibido em São Paulo, com ajustes apenas na cenografia, que assumiu a forma de caixas de transporte, malas e ícones que remetem à viagem e ao movimento, marcas do intenso viajante que foi José Saramago.

Receptividade do público - “A exposição está maravilhosa. A gente sai completamente diferente de como entrou, pois conseguimos nos ver na vida e história de Saramago”, declarou Wenna Soares, que esteve no MEP com o marido para visitar a mostra na manhã de domingo.

Saramago FOTO 4Para os jovens Márcio Rodrigues, Sam Alves e Carla Almeida, a experiência também foi muito positiva. Segundo o grupo de amigos, o primeiro contato com Saramago foi no período do vestibular, a partir da leitura de A viagem do Elefante. Para Carla, a exposição a surpreendeu assim como a leitura dos livros de Saramago. “Eu esperava uma exposição baseada em fotos e textos, mas ela é muito mais do que imaginava, é baseada em vídeos, interativa e surpreendente como o Saramago”, comentou a visitante. Sam também destacou a experiência sensorial proporcionada pela exposição e, segundo ele, foram raras as mostras desta natureza que pôde visitar em Belém. Na opinião de Márcio, entre os pontos mais atrativos da mostra, estiveram as projeções de vídeo em objetos e em relevo, como apresentado nos módulos expositivos “Azinhaga”, “Lanzarote” e “Deslocamentos”.

Para o reitor da UFPA, a receptividade do público foi o melhor retorno que a exposição poderia dar à Instituição. “Além do enriquecimento na formação cultural, o contato com o universo intelectual e pessoal de José Saramago contribui para uma formação para a cidadania. Saramago é um autor único na capacidade de envolver os leitores e estimulá-los à reflexão sobre os grandes problemas do nosso tempo, sobre os dramas humanos e sociais em sociedades marcadas pela injustiça e pela desigualdade”. O reitor também ressaltou a resposta do público que visitou a exposição. “A presença de um grande público e seu entusiasmo com a exposição demonstram, mais uma vez, que a população valoriza muito oportunidades de acesso à literatura, à arte e à cultura. Essa experiência é um estímulo a mais a todos os entes públicos, para maior investimento em arte e cultura, visando à formação de cidadãos”, declarou o reitor.

Próximos voos de Saramago no Brasil - Como parte do calendário oficial de celebração dos 20 anos de atribuição do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago (único autor de Língua Portuguesa agraciado com a premiação), organizado pela Fundação José Saramago, em parceria com entidades públicas e privadas de Portugal e outros países, a exposição seguirá para montagem no Centro Cultural Santander, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

A abertura da exposição em Belém ocorreu no dia 14 de dezembro de 2018, com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, do vice-presidente executivo do Banco Santander, Marcos Madureira, do representante da Fundação José Saramago, Ricardo Viel, e do curador da exposição, Marcello Dantas. Como parte da programação de abertura, a Editora da UFPA fez o lançamento, seguido de sessão de autógrafos, da edição brasileira do livro Diálogos com José Saramago, de Carlos Reis.

Texto e fotos: Divulgação