Página inicial > Ultimas Notícias > Cursinho do Projeto Universidade Aberta inicia sua 17ª edição

Cursinho do Projeto Universidade Aberta inicia sua 17ª edição

• Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 15h10

25.02.2019 PUA FOTO NAYANA BATISTA 21 de 24

A versão 2019 do Projeto Universidade Aberta (PUA), do Programa de Educação Tutorial em Física (PET-Física), teve sua aula inaugural na tarde desta segunda-feira, 25 de fevereiro, no Auditório Básico II da UFPA, Campus Belém. O projeto está em sua 17ª edição. A abertura das aulas contou com a presença de colaboradores do projeto e dos alunos de 2018 aprovados no Enem, seguida de palestra do professor Anderson Sobral, com o tema “Noções de Imunização e Saúde Pública”.

25.02.2019 PUA FOTO NAYANA BATISTA 21 de 24 1A mesa de abertura foi composta pelos professores Rubens Silva, tutor do PET Física; Dinair Leal, representando o pró-reitor de  Ensino de Graduação; Suzana Gurjão, interlocutora dos grupos PETs; Luiz Carlos Santana, tutor do PET Biologia; Maurício Ferreira, coordenador do PUA; Anderson Brito, representando professores e colaboradores do PUA; e pela gerente do Mirante do Rio, Nilda Andrade. Após a mesa, os alunos de 2018 aprovados no Enem, professores, bolsistas e colaboradores do PUA foram presenteados com medalhas.

Rubens explica que o projeto tem como objetivo atender alunos de escolas públicas que precisam de reforços para seus estudos, bem como de acesso à universidade, além de servir como uma espécie de laboratório didático aos alunos de licenciaturas dos cursos colaboradores (Letras, Matemática, Química etc.), onde são preparados e têm o primeiro contato com a sala de aula.

25.02.2019 PUA FOTO NAYANA BATISTA 5 de 24Aluna do cursinho em 2018, Jenifer Santos foi aprovada na UEPA, em Educação Física. Ela conta que ser selecionada para o PUA é a primeira vitória do aluno em razão do grande número de inscrições. Dos 100 estudantes que participaram do programa em 2018, 71 foram aprovados no Enem.

“O cursinho tem uma dinâmica muito interessante, porque os professores se disponibilizam a te ajudar e você tem acesso à Universidade em tempo integral, como a biblioteca e o RU. Isso te ajuda durante o estudo”, ressalta a estudante, que participou do PUA duas vezes.

25.02.2019 PUA FOTO NAYANA BATISTA 22 de 24Messias Oliveira, que integra a nova turma do programa, diz estar com grandes expectativas, já que o curso aprovou tantos alunos no ano passado. “Me informei sobre o PUA pela televisão, percebi que o curso era bom pelas referências que tinha, como professores com quem já estudei e trabalham aqui, achei interessante que alunos da própria universidade ministrem as aulas”, completa.

PUA - O Projeto Universidade Aberta (PUA) funciona desde 2003 e faz parte do Programa de Educação Tutorial em Física (PET-Física). Sob coordenação do professor Rubens Silva, do ICEN, o projeto ministra aulas de todas as disciplinas exigidas no ENEM, havendo, nessa ação, a colaboração de outros grupos PETs  (Letras, Biologia, Geografia etc.) da UFPA e de outras instituições. O objetivo principal é oportunizar a preparação de conhecimentos básicos para o acesso a universidades e promover a capacitação profissional dos bolsistas e colaboradores do PET.

Texto: Divulgação
Fotos: Nayana Batista