Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o processo seletivo do PIEBT/Universitec

Inscrições abertas para o processo seletivo do PIEBT/Universitec

• Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 15h40

banner seleçao piebt

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Universidade Federal do Pará, que faz parte da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec). Nesta primeira seleção de 2019, serão oferecidas três vagas para modalidade de empresas residentes, assim como vagas para empresas não residentes.

O objetivo do programa de incubação consiste no apoio gerencial e tecnológico para a criação e/ou desenvolvimento de empresas, que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de Produtos Naturais (alimentos, cosméticos, perfumaria e fitoterápicos), Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Tecnologia Mineral, Design, Energia e outras atividades da indústria de transformação.

Segundo a coordenadora do Programa, Iara Neves, a Incubadora de Empresas da UFPA contribui para a expansão do Ecossistema de Negócios da região, além de capacitar os Empreendedores/Empresários, de forma que eles levem em conta a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia como premissas em seus empreendimentos. “A Incubadora vem ao longo de duas décadas estimulando o empreendedorismo inovador, o surgimento e o desenvolvimento de empreendimentos que tenham como cerne a geração de produtos, processos e serviços, gerados a partir do conhecimento produzido na academia ou com apoio de universidades. Logo ela é importante tanto por apoiar empreendimentos que dão retorno ao Estado, por meio da geração de emprego, renda e impostos, como também por contribuir para que nossa região tenha foco no empreendedorismo inovador e sustentável”, afirma.

Primeiro passo - Pioneiro em incubação, o PIEBT, atualmente, está apoiando sete empresas, entre elas a startup Poupadin, que desenvolve um trabalho de educação financeira, por meio de um app em formato de jogo, voltado para o público infantil. Manoel Lopes, cofundador da Poupadin, iniciou o processo de incubação em 2018. Ele revela que a Incubadora tem proporcionado a abertura de muitas portas para a startup e fornecido enorme preparo em diversas áreas, o que tem qualificado ainda mais a Poupadin.

“Ter uma instituição como a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, nos dando chancela em relação ao trabalho que realizamos é muito importante no processo de validação do nosso negócio. Este trabalho em conjunto abriu muitas portas com clientes potenciais e promoveu um know-hall sobre diferentes assuntos. Já pude aprender um pouco mais sobre desenvolvimento de negócios, marketing, contabilidade, marcas e patentes, propriedade intelectual e tantos outros temas. A Incubação, sem dúvida, tem sido fundamental para o desenvolvimento da Poupadin”, destaca.

Novidades 2019 - Uma das novidades deste ano para a Incubadora de Empresas é o novo critério adotado na avaliação dos empreendimentos que se candidatarem às vagas disponíveis. De acordo com a coordenadora do PIEBT, “O processo de seleção de 2019 agregou, como um dos critérios principais de avaliação, o “impacto social e/ou ambiental positivo”

Para este ano, o apoio que a Universitec presta aos negócios de Impacto será ainda maior, pois, além de atender aos empreendimentos inovadores nos modelos que já apoiamos, pretendemos dar um grande suporte aos negócios que tenham a missão de gerar um impacto social e ambiental positivo, de forma que, juntos, possamos contribuir para o desenvolvimento econômico e social da nossa região”, conclui.

Processo seletivo do Programa de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica
Edital residentes aqui
Edital não residentes aqui
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contato: (91) 3201-8022 | 8023 | 8137 | 99189-1920 (WhatsApp)

Texto e arte: Divulgação Universitec