Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Mostra "Cidade em Perspectiva, A Perspectiva da Cidade" pode ser vista até a terça-feira gorda
Início do conteúdo da página

Mostra "Cidade em Perspectiva, A Perspectiva da Cidade" pode ser vista até a terça-feira gorda

  • Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 15h36

Museu UFPA Projetos Urbanos

Até a terça-feira gorda, 5 de março, o público pode conferir, no Museu da UFPA (MUFPA), as memórias de representações de projetos urbanos em Belém, no período entre 1975 e 2015, com a mostra "Cidade em Perspectiva, A Perspectiva da Cidade". O horário de funcionamento do Museu é das 9h às 12h e das 14h às 17h. O acesso é livre e a exposição é gratuita.

A exposição tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa “Perspectivas da cidade e cidade em perspectivas”, coordenada pelo professor José Júlio Lima, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA.

A exibição reúne exemplares de perspectivas urbanas existentes em planos urbanísticos e projetos urbanos para Belém, elaboradas no período de 1975 a 2015. A reunião dos desenhos visa investigar seus elementos constituintes: expressão plástica, ideias projetuais, vinculações políticas e sociais, bem como a capacidade de influência que os desenhos têm ou tiveram na constituição de um campo de ideias para a cidade de Belém. 

Segundo o professor José Júlio, a ideia para a exposição surgiu do exame de planos e projetos urbanísticos que contêm desenhos em perspectivas, considerados complementares ao projeto. ”A utilização de desenhos e maquetes visando à representação do espaço urbano apresenta características diferenciadas, seja pela abrangência de temáticas e sua utilização pelo Estado e pelo setor privado, seja pelas técnicas de expressão utilizadas ao longo do tempo”, completa.

Exposição – A exposição é dividida em três partes: a primeira é composta por desenhos encontrados em planos e projetos executados ou não para Belém, com destaque para os temas Transportes, Centro Histórico e Expansão Urbana por meio de projetos habitacionais. Na segunda parte, há um destaque para o Projeto Urbanístico do Campus José da Silveira Netto, da UFPA.

Uma terceira parte é dedicada a técnicas e materiais utilizados ao longo do tempo, para a produção dos desenhos de arquitetura, na qual há instrumentos de desenho e comparações nas linguagens utilizadas: do desenho à mão livre com instrumentos até a utilização de recursos computacionais.

“A exposição tem uma sala interativa, na qual há a apresentação de dispositivo para correlação entre os desenhos e a situação atual dos locais representados. Para isso, o público é convidado a fotografar ou desenhar os locais constantes nos desenhos da exposição e enviar pelo instagram”, explica o professor.

As imagens são incluídas on-line, por meio do auxílio de aplicativo de captação de imagem, o que permitirá aos usuários alimentar uma exposição com imagens a serem apresentadas em TV. Além disso, haverá um vídeo sobre as imagens com análises urbanísticas e sobre as mudanças nas técnicas de desenho, do manual ao uso do computador.

A exposição foi montada com a participação de professores membros do Projeto de Pesquisa CNPq Perspectivas da Cidade, a Cidade em Perspectiva, da FAU/UFPA; da Incubadora de Linguagens Digitais; da Faculdade de Artes Visuais; do Curso de Produção Multimídia; de bolsistas de iniciação científica da FAU e de mestrandos do PPGAU/UFPA, além da equipe técnica da Museu da UFPA.

Serviço:
Mostra Cidade em Perspectiva, A Perspectiva da Cidade
Data: de 8 de fevereiro a 5 de março de 2019
Local: Museu da UFPA - Av. Gov. José Malcher, 1192 - Nazaré, Belém
Hora: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página