Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA reabre os Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara após reforma

UFPA reabre os Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara após reforma

• Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 15h01

26.02.2019 Bosquinho FOTO NAYANA BATISTA 26 de 43 CAPA

Quem estuda na Universidade Federal do Pará, provavelmente, já andou entre as árvores dos Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara, não é verdade? Você nunca ouviu falar? É o famoso Bosquinho da UFPA, que ficou interditado para reformas durante seis meses, mas agora foi reaberto. O espaço foi criado com a proposta de realizar projetos sustentáveis e, com eles, incentivar a participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa.

26.02.2019 Bosquinho FOTO NAYANA BATISTA 8 de 43Os bosques funcionam por meio do Espaço ITEC Cidadão. A administradora Gina Calzavara, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, explica a importância da preservação dos bosques. “Os dois bosques, na nossa percepção, representam um legado institucional e, como tal, devem ser preservados. A proposta que defendemos procura ajudar na reflexão da comunidade sobre a missão da UFPA e a consciência cidadã. Precisamos exercitar no cotidiano da formação acadêmica, além de buscar soluções novas para problemas antigos, como a questão do lixo urbano.”

Reformas – As obras começaram em setembro de 2018 e foram concluídas, na sua maior parte, uma semana antes da recepção dos calouros/2019. As reformas foram feitas para a melhoria da acessibilidade, uma vez que o concreto já estava desgastado pelo tempo e uso.

26.02.2019 Bosquinho FOTO NAYANA BATISTA 12 de 43Além da reforma do piso, foi criado também o recuo para os ônibus circulares, visando ao maior conforto e à segurança para os usuários, além da reativação da iluminação dos bosques. Para finalizar a reforma, ficou pendente apenas a pintura do piso tátil ao longo dos bosques, que será realizada durante o verão amazônico.

Resgate, Plante e Cuide – Durante o período da obra, a organização realizou ações para salvar mudas e reordenar os espaços. As plantas foram remanejadas para o caminho dos universitários, espaço que liga o terminal de ônibus ao laboratório de motores. Com a reforma finalizada, as mudas resgatadas serão disponibilizadas para que os calouros possam compor novos canteiros.

26.02.2019 Bosquinho FOTO NAYANA BATISTA 2 de 43Visitas – Para conferir de perto as mudanças e os serviços oferecidos pela organização do Bosquinho, é necessário agendar a visita. Por meio do e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os interessados devem realizar o pedido, com antecedência mínima de uma semana, para a recepção dos visitantes. Durante a visita, não é permitido o uso de descartáveis.

Voluntários - E já pensou se tornar voluntário e melhorar ainda mais a vista do Bosquinho? A organização convida os calouros/2019 a contribuírem. Com a chamada “Calouro/2019: Marque sua Presença com Boas Práticas”, a ideia é que os novos alunos não sejam representados apenas por fotografias, e sim que deixem os espaços institucionais melhores.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista