Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras disponibiliza vagas para professores bolsistas

• Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h24

IdiomaSemFronteira2

O Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal do Pará (NucLi-IsF) vai disponibilizar três novas vagas para professores bolsistas. Com o objetivo de contratar novos professores de língua inglesa para atuar no IsF da UFPA, o edital é voltado para alunos de Licenciatura em Letras/Inglês, de pós-graduação e profissionais licenciados em Letras/Inglês. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 7 e 14 de março de 2019, na secretaria da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM) da UFPA.

Dividido em duas etapas eliminatórias, o concurso aborda análise documental e avaliação didática. A prova didática, que será realizada às 14h do dia 19 de março, no Laboratório de Línguas do IsF, localizado no segundo andar do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), será uma apresentação oral em inglês de um plano de aula, com temas relacionados com a proposta de cursos da Instituição para o Programa IsF. Cada microaula deverá ter duração de 20 minutos. As temáticas da avaliação serão sorteadas 24h antes da prova na sala da Coordenação do IsF, anexo D, da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM).

A exposição do plano de aula será avaliada por uma banca de três professores da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM). Assim, as notas serão uma média aritimética dos conceitos atribuídos pelos examinadores. Desta forma, será aprovado aquele que tenha cumprido todas as exigências do edital, com média igual ou superior a 70 pontos.

Após a apresentação, os candidatos ainda participarão de uma entrevista focada na trajetória acadêmica e profissional do participante. O resultado da prova didática será divulgado a partir das 16h do dia 20 de março. O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será divulgado na Coordenação do NucLi-IsF, no dia 26 de março de 2019.

Inscrições - Os candidatos devem realizar a inscrição presencialmente, ou por meio de procuração, na secretaria da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM) da UFPA, no período de 7 a 14 de março, das 14h às 17h.

Ao se inscrever, os interessados devem entregar os seguintes documentos: ficha de inscrição (disponíveis exclusivamente na secretaria da FaLEM); comprovante de matrícula ativa em curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em inglês ou inglês/português ou diploma de Licenciatura em língua inglesa; cópia e original da identidade com foto; curriculum vitae, preferencialmente da Plataforma Lattes, com a documentação comprobatória; comprovante de proficiência em língua inglesa (com nível mínimo C1).

Na falta de candidatos com nível C1, serão aceitos candidatos com alto nível B2, do mesmo modo que, caso o candidato não possua certificação de proficiência, poderá fazer um teste de nivelamento ou proficiência indicado pelo Núcleo Gestor IsF. Já na inscrição por procuração, o candidato deve apresentar, além da documentação acima, cópia autenticada de seu documento de identidade civil e procuração pública ou particular com poderes especiais.

Comprometimento dos candidatos – Todos os candidatos devem ter disponibilidade de vinte horas semanais, com flexibilidade de horários, assim como deve ter conhecimento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TICD) disponíveis no Programa IsF, e não receber nenhuma bolsa governamental/institucional (exceto do tutor UAB) ou possuir vínculo empregatício.

Para receber a bolsa Capes, com valor de uma bolsa mestrado (R$ 1.500,00), o professor deve acompanhar e orientar alunos dos cursos on-line e presenciais do NucLi-IsF, visando ao seu aprendizado e aprovação em exames de proficiência linguística; conhecer o material didático dos cursos e desenvolver materiais didáticos ou atividades complementares de ensino; realizar o planejamento pedagógico administrativo da disciplina por quatro horas semanais; ministrar quatro horas/aulas semanais em três turmas; relatar a situação das aulas e dos alunos mensalmente; auxiliar a Coordenação IsF no planejamento de turmas e atividade do NuCLI.

Serviços:
Data e Hora: de 7 a 14 de março, das 14h às 17h
Local: Universidade Federal do Pará - UFPA, Secretaria da FaLEM, localizada no segundo andar do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).
Mais informações acesse o edital.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/Google