Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Memória faz evento especial de 10 anos com lançamento de livro
Início do conteúdo da página

Laboratório de Memória faz evento especial de 10 anos com lançamento de livro

  • Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h05

cartaz lamemo 1

No próximo dia 20 de março, o Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (Lamemo) da UFPA vai comemorar seus 10 anos de fundação, com uma programação especial. O Seminário Lamemo 10 contará com mesas de debate e o lançamento do livro Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal. O evento, que é aberto ao público, será realizado no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). A lotação está sujeita à capacidade do local.

O Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural visa contribuir para que as cidades paraenses possam ser construídas, valorizando sua memória e heranças culturais. “A ênfase das pesquisas e ações do Lamemo se dá para a relação entre a população e os valores atribuídos ao patrimônio, de modo que todas as pesquisas e atividades de extensão se baseiem no lema de que ‘um lugar só é entendido como patrimônio se for objeto de valor afetivo das pessoas que com ele se relacionam’. Do contrário, teremos apenas processos técnicos e normas restritivas que pouco influem para a real permanência das referências arquitetônicas das cidades”, explica a professora Cybelle Miranda, coordenadora do Laboratório.

Para valorizar todas as pesquisas que têm sido feitas sobre o tema da Arquitetura Assistencial e Saúde nos últimos 10 anos, a programação será direcionada para a exposição de trabalhos pioneiros neste âmbito. A Arquitetura da saúde envolve hospitais, Instituições de Pesquisa e Acolhimento de pessoas que buscam tratamento, físico e mental.

Programação – Às 9h, ocorrerá a mesa de abertura do evento, com o tema “Estudos sobre o Patrimônio da saúde: diálogos entre a Antropologia e a Arquitetura”. O evento seguirá com diversas mesas durante o dia, com os temas “Hospitais como temática: Trabalhos de Conclusão de Curso em Arquitetura”, “O Patrimônio da saúde entre a Etnografia e a História da Arte”, “Repercussões na tecnologia da construção; Forros na Arquitetura Hospitalar em Belém e Portugal e o Estuque decorativo eclético”.

No período da tarde, às 15h, será realizada a última mesa do evento, cujo tema “Hospitais e Saúde no Oitocentos – diálogos entre Brasil e Portugal” também é o nome do livro que será lançado no mesmo dia. Ao fim do evento, às 17h, haverá uma sessão de autógrafos com a presença dos organizadores da coletânea, professora Cybelle Miranda (UFPA), do professor Renato da Gama-Rosa Costa (FioCRuz) e de autores do livro.

Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal – O livro sintetiza quase uma década de estudos que integram pesquisadores de diferentes regiões brasileiras a pesquisadores portugueses, num diálogo sobre estudos entre arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural e saúde.

Os estudos tiveram como foco os hospitais brasileiros e portugueses construídos no século XIX e na influência reversa da arquitetura do classicismo imperial brasileiro na arquitetura portuguesa. Os hospitais estudados abrangem as cidades de Belém edo  Rio de Janeiro, além das cidades portuguesas de Lisboa, Porto e Fafe.

A importância da obra, segundo a professora, vai além de testemunhos sobre hospitais e saúde no século XIX. “Esses capítulos expressam o compromisso desse grupo de pesquisadores com a valorização da memória social, particularmente em prol do reconhecimento do patrimônio material e imaterial da saúde, em cada lado dessa experiência transatlântica”. Exemplares serão vendidos durante o evento, pelo valor de R$40 reais.

Lamemo – O Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural foi criado em 5 de março de 2009. Vinculado à FAU, vem se dedicando a atividades de pesquisa e extensão que visam à formação dos graduandos e dos pós-graduandos em Arquitetura, para a preservação do patrimônio arquitetônico no Pará, bem como dar visibilidade às ações para a comunidade.

O Lamemo começou com uma pesquisa sobre a história do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. O laboratório, que conta com a participação de professores da FAU, estabeleceu parcerias nacionais e internacionais com a FAU/USP, a USP/São Carlos, o IPHAN, a Fundação Oswaldo Cruz, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Instituto de História da Arte e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas da Universidade de Lisboa.

Em 2017, realizou, no Museu do Estado do Pará, a Exposição “Como ser moderno e restaurar o antigo”, resultante do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2016, que permitiu levar ao público o acervo doado pela família de Roberto de La Rocque Soares, um dos primeiros arquitetos formados pelo curso de Arquitetura da UFPA e pioneiro na restauração de monumentos no Pará.

O Laboratório também está envolvido na organização e na composição de diversos livros, em formato impresso e e-books, com os resultados das pesquisas realizadas pelo Lamemo.

Serviço:
Seminário Lamemo 10
Data: 20 de março
Horário: das 9h às 17h
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFPA)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página