Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove aula inaugural para novos Residentes

UFPA promove aula inaugural para novos Residentes

• Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 15h13

residencia portalEm 2021, daqui há dois anos, exatos 160 profissionais de várias áreas que atuam no setor de saúde estarão ainda mais capacitados para atender à população. Eles são os integrantes das turmas 2019 da Residência Médica e Multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA). E todos são convidados para a Aula Inaugural agendada para as 9h, do dia 8 de março, no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ).

O que são Residências? Dirce Pinheiro, coordenadora de comissão de residência da UFPA, explica que os alunos desta formação já são profissionais e voltam à Universidade em busca de aperfeiçoamento e especialização em setores ou atuações específicas.

“A residência está ligada ao compromisso com um sistema de saúde de mais qualidade e também com a formação continuada dos profissionais que uma vez formamos em várias áreas e que, depois, passam a se dedicar aos serviços de saúde pública”, explica a pesquisadora da UFPA.

Primeira aula - Este ano a Aula Inaugural das Residências Médica e Multiprofissional da UFPA é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP/UFPA) em parcerias com os hospitais universitários João Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que integram o Complexo Hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na federal paraense.

A programação terá como tema a formação profissional e o interprofissionalismo na área de saúde e será ministrada pela professora doutora Marília Brasil Xavier, pesquisadora da UFPA e fundadora de dois Programas de Mestrado Profissional para residentes e preceptores da saúde da Instituição.

“É uma oportunidade única de refletir sobre essa formação específica e ainda sobre como as várias áreas do conhecimento estão interligadas durante os atendimentos e serviços da área de saúde”, conta Dirce Pinheiro.

Aula Inaugural das Residências Médica e Multiprofissional da UFPA
Conferência: A formação profissional e o interprofissionalismo na área da saúde.
Ministrante: Profª Dra. Marília Brasil Xavier
Realização: A partir das 9h do dia 08 de março de 2019, no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA