Prazo para enviar proposta ao PGRAD-Labinfra se encerra no dia 8 de março
Exatos R$ 4 milhões de reais investidos na melhoria ou na criação de laboratórios para os cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esse é o objetivo de um edital do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD) – Edital nº 08/2018, no âmbito do Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação – LABINFRA/2019, o qual está com inscrições abertas até o dia 8 de março. Na última edição do Labinfra, 90 propostas enviadas pelas faculdades da Universidade foram selecionadas, beneficiando milhares de estudantes.
Cada curso de graduação da Federal Paraense pode submeter até duas propostas, e cada inscrição, se aprovada, também poderá receber bolsas de monitoria. Ao todo, são 80 bolsas disponíveis. A iniciativa é gerenciada pela Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DiQuale), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).
Com recursos próprios que foram descentralizados pela Reitoria da UFPA, ou seja, destinados especificamente para a melhoria e para a criação de laboratórios para o ensino de graduação, o edital do Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino (LabInfra) reserva recursos para a aquisição e a instalação de equipamentos e de demais materiais (recursos de capital) e também para despesas de serviços, reformas e manutenção em geral, bem como para bolsas de monitoria e aquisição de materiais de consumo (recursos de custeio).
Valores e inscrições - Os projetos podem receber até 50 mil reais para o momento de instalação ou aperfeiçoamento, e até 8 mil reais para cada um dos três anos seguintes, o que garante que esses laboratórios continuarão a funcionar em condições ideais. A esse incentivo também podem se somar recursos da própria Unidade à qual pertence o curso.
Para os cursos da UFPA que desejam participar do Edital do LabInfra, se encerrou no dia 15 de fevereiro, o prazo para solicitar uma senha e login para acesso ao Sistema de Projetos On-line da UFPA (Sisprol). Após isso, cada proposta pode ser inserida e editada até o dia 8 de março. A previsão é de que o resultado final da avaliação seja divulgado até o final de abril.
O que muda para os alunos? - Além das bolsas de monitoria, a iniciativa beneficia os estudantes ao permitir a substituição da carga horária de cursos, a qual seria usada em aulas tradicionais, em sala de aula, para atividades dentro dos mais variados formatos de laboratórios de ensino existentes nos cursos.
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa, a decisão da Administração Superior de deslocar os recursos da Instituição para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação “representa uma iniciativa já avaliada como exitosa em razão da iniciativa pioneira do Edital 2017, pois transforma ou cria um laboratório de aulas práticas em ambientes fora da sala de aula, ambientes que não existiam ou se encontravam ociosos, sem utilização em virtude da falta de investimentos. Com o LabInfra 2018, atendemos 90 projetos, ou seja, 90 laboratórios novos ou que passam a atuar em melhores condições, contemplando projetos na capital e nos demais campi”, detalha o pró-reitor.
Serviço:
Edital do LabInfra/UFPA
Submissão de propostas: até 8 de março
Informações no site da Proeg
Confira aqui o edital completo.
Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais