Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga Listão 2019 para calouros Indígenas e Quilombolas

UFPA divulga Listão 2019 para calouros Indígenas e Quilombolas

• Publicado: Domingo, 03 de Março de 2019, 05h27

Banner Portal PSE 2019Desta vez o “Alô papai, Alô mamãe” da Universidade Federal do Pará (UFPA) não será ouvido apenas em Belém. É que o Listão do Processo Seletivo Especial 2019 (PSE 2019-1) acaba de transformar estudantes indígenas e quilombolas em calouros da federal paraense. Por isso, a festa, desta vez, foi principalmente nas comunidades quilombolas e indígenas que, agora, possuem mais de 380 novos universitários.

E atenção: o prazo de entrega de documentos para os Calouros do PSE já é na próxima sexta-feira, dia 8 de março. Quem não comparecer, perderá o direito à vaga conquistada. O edital com todas as orientações aos novos calouros está disponível no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) ou aqui

“Vestibular” especial - O concurso oferta a possibilidade de criação de até duas vagas extras em todos os cursos da UFPA especificamente para candidatos indígenas e outras duas especialmente para candidatos quilombolas. Onde não há inscrição ou aprovação de candidatos, a vaga não é criada. Logo, são vagas que não podem ser ocupadas por outros candidatos.

Por isso, o PSE 2019-1 disponibilizou mais de 660 vagas em 196 cursos e registrou 2.152 inscrições de estudantes oriundos de comunidades quilombolas e outras 203 inscrições de estudantes oriundos de comunidades indígenas, embora nem todas tenham sido ocupadas.

Mais chances de aprovação - O PSE também conta com um sistema de segunda opção, que garante que, após o primeiro processamento do Listão as vagas de cursos onde não há registro de candidatos inscritos ou aprovados possam ser reofertadas àqueles que indicaram esses cursos como segunda opção no concurso.

Além disto a grande novidade do PSE deste ano foi a possibilidade de, após o processamento da segunda opção de cursos, as vagas não preenchidas fossem reofertadas à outra categoria de inscritos.

“É uma grande satisfação receber esses calouros do PSE e aproveitamos para dar os parabéns e já os convidarmos para dar as boas-vindas à eles junto com os demais novos universitários da UFPA de 2019 na programação da Semana do Calouro, que será realizada de 11 a 14 de março”, convida Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg).

>>Listão do PSE para indígenas e quilombolas
Acesse o site do concurso aqui ou o  CEPS
>> Registro (a apresentação de documentos à) na UFPA
Dia 8 de março
Confira aqui o edital com todas as orientações aos novos calouros indígenas e quilombolas da UFPA.( ) ou no no site do CIAC.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Nayana Batista