Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum de Pós-Graduação discute normas para editais de seleção

Fórum de Pós-Graduação discute normas para editais de seleção

• Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 10h12

27.02.2019 Fórum de Coordenadores PROPESP Foto Alexandre Moraes site 1

Em reunião do Fórum de Pós-Graduação, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) apresentou uma minuta de Resolução que estabelece diretrizes para a elaboração dos editais de seleção dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Pará. As discussões sobre o documento ocorreram no dia 28 de fevereiro, na Sala da Secretaria Geral dos Conselhos Superior (Sege), com a presença do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, Diretores da Propesp, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UFPA e dirigentes das unidades acadêmicas.

27.02.2019 Fórum de Coordenadores PROPESP Foto Alexandre Moraes site4O Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, presidiu a abertura do Fórum e ressaltou a importância do diálogo para o alinhamento das ações da Administração Superior e das coordenações dos programas de pós-graduação.

“Nós temos hoje um sistema de pós-graduação muito robusto, eficiente e que tem trazido resultados extraordinários para a UFPA. Esse sistema resulta do trabalho dos grupos de pesquisa e de políticas articuladas da Administração Superior e das Coordenações dos Programas. O trabalho em parceria possibilita a continuidade da expansão da pós-graduação na UFPA, não apenas em termos de vagas e de cursos, mas, sobretudo, em qualidade, com resultados cada vez mais expressivos e com maior reconhecimento nacional e internacional”, afirmou o reitor.

A necessidade de uma nova referência para os editais de seleção da pós-graduação decorre de recomendações dos órgãos de controle, que têm cobrado das universidades maior clareza e transparência nos processos de seleção, com alguma padronização dos editais dos diferentes cursos.

27.02.2019 Fórum de Coordenadores PROPESP Foto Alexandre Moraes site2A Propesp fez a apresentação do documento, elaborado por uma comissão formada por dez professores, entre representantes da Propesp e de programas de pós-graduação de diferentes áreas de conhecimento. A minuta de Resolução contém oito capítulos e teve como base o estudo dos editais atuais, identificando os pontos comuns e as diferenças para o processo de seleção dos candidatos. O documento também recebeu a orientação jurídica da Procuradoria da UFPA.

De acordo com a Pró-Reitora da Propesp, professora Iracilda Sampaio, a UFPA possui mais de 90 programas de pós-graduação, os quais abrangem todas as áreas do conhecimento. Essa diversidade faz com que cada coordenação tenha um entendimento sobre como selecionar os alunos que vão cursar mestrado e doutorado.

O objetivo da Resolução é deixar claro nos editais pontos como: a identificação da estrutura básica do programa, número de vagas ofertadas, informações sobre período da seleção, procedimentos da seleção, dados gerais sobre a banca examinadora, etapas e critérios da seleção, calendário do processo seletivo, pontuação usada em cada etapa, indicação do conteúdo das provas e bibliografia.

27.02.2019 Fórum de Coordenadores PROPESP Foto Alexandre Moraes site3“A interpretação dos editais, às vezes não muito claros, têm gerado, ocasionalmente, recursos em diferentes etapas de uma seleção. Portanto, por recomendação do Ministério Público, para evitar a judicialização dos concursos, que acaba prejudicando o ingresso de uma nova turma, a Propesp constituiu um grupo de trabalho para propor a nova Resolução, que dará clareza e transparência a todos os procedimentos para o ingresso em mestrado e doutorado na UFPA”, explica a Pró-reitora.

A próxima fase de discussão da estrutura da Resolução será nas coordenações dos programas de pós-graduação. Cada uma poderá apresentar suas contribuições para o documento e em seguida as alterações serão submetidas a uma análise jurídica, antes de uma reunião final. Uma vez aprovado no âmbito dos programas, a Resolução será apreciada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que fará, novamente, uma análise, e na sequencia colocará para votação em plenário.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes