Coordenação Geral do Campus de Castanhal é empossada
A nova gestão do campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) tomou posse no último dia 28 de fevereiro. A equipe que ficará à frente do campus pelos próximos anos é composta pelo coordenador, professor Bruno Souza Lyra Castro; pelo vice-coordenador, professor Francisco Valdinei dos Santos Anjos; pela coordenadora da Divisão de Ensino, professora Dalva de Cássia Sampaio dos Santos; pelo coordenador da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação, professor Gustavo Góes Cavalcante; e pela coordenadora da Divisão de Extensão, professora Gerlândia de Castro Silva Thijm.
A cerimônia de posse contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; de pró-reitores da Universidade; do coordenador do exercício anterior do campus de Castanhal, professor João Batista Santiago Ramos; do secretário de Educação de Castanhal, professor Adriano Sales Silva; dos cordenadores dos campi de Tucuruí e Capanema, Wassim Raja El Banna e Rosa Helena de Oliveira; de representantes da Universidade do Estado do Pará em Castanhal, do IFPA/Castanhal; da Faculdade Estácio, além de professores, técnicos e alunos do campus da UFPA/Castanhal.
A cerimônia teve início com a entrega das portarias aos novos gestores, realizada pelo reitor da UFPA, que, em seu pronunciamento, reconheceu a contribuição da gestão anterior, que já contava com o novo coordenador, professor Bruno Lyra, na vice-coordenação. “Eu agradeço aos professores João e Bruno o trabalho que realizaram nos últimos quatro anos, a dedicação à Instituição, o esforço que fizeram para que o campus, não apenas mantivesse aquilo que já havia conquistado, mas também continuasse crescendo e conquistando novos resultados, entregando para a sociedade serviços cada vez melhores. É graça a esse esforço coletivo na UFPA que nós realizamos um trabalho de excelência, reconhecido pela sociedade e do qual podemos e devemos nos orgulhar.”
Gestão anterior – O professor João Batista Ramos relembrou sua trajetória como gestor, agradeceu a todos que colaboraram com o trabalho e falou sobre os desafios para os novos coordenadores. “Eu já fui coordenador desse campus de 1997 a 2000 e retornei em 2015 até o momento atual. Confesso que esses últimos quatro anos foram difíceis, devido à falta de investimentos. O grande desafio da nova gestão é investir, ainda que lentamente, para que se mantenha o que já foi conquistado e também para que seja possível ampliar. Não podemos deixar de ter esperança de que as coisas vão melhorar, e isso é possível, pois há um grupo coeso e que trabalha seriamente na Universidade, e eu só tenho a agradecer a cada um”, lembrou.
Nova gestão – doutor em Engenharia Elétrica, o novo coordenador da UFPA em Castanhal, professor Bruno Lyra, já atuou como diretor da Faculdade de Computação e como vice-coordenador do Campus. Na ocasião da posse, ele destacou a importância do aspecto humanístico nas relações. “Quando a gente trabalha em cargo de gestão, existe uma hierarquia, uma divisão, mas isso se dá apenas no âmbito das responsabilidades, no dever que nós temos para servir o outro e com o outro, e quando a gente fala de relações humanas, não existe essa verticalização. Essas relações devem ser vistas, na minha opinião, de uma forma horizontal. Os poderes devem servir para que seja possível servir às pessoas”, ressaltou.
O novo vice-coordenador, que também assume o cargo de coordenador acadêmico, é doutor em Educação e já atuou na direção da Faculdade de Pedagogia. O professor Francisco Valdinei dos Santos Anjos falou sobre o significado de ser gestor de uma instituição como a UFPA.
“A minha presença aqui representa vários processos: um deles é credibilidade. Se estou aqui é porque as pessoas depositaram confiança em nosso trabalho. Estar aqui também representa aprendizado e aqui no campus de Castanhal eu quero mencionar as figuras do professor João Batista, das professoras Eula Nascimento e Luizete Cordovil e mencionar, também, a pessoa do nosso reitor, com os quais eu aprendo muito. Estar aqui também representa a possibilidade de contribuir com o país”, pontuou.
No desfecho da cerimônia de posse, a pianista Nadja Pereira abrilhantou a programação com duas exibições musicais, sendo uma delas, um dos clássicos de Mozart. Houve, ainda, um coquetel, onde os presentes puderam parabenizar os novos gestores e confraternizar.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Foto: Ascom UFPA/Castanhal
Redes Sociais