Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inscreve para curso de mestrado acadêmico em “Ciências do Patrimônio Cultural” da Amazônia
Início do conteúdo da página

UFPA inscreve para curso de mestrado acadêmico em “Ciências do Patrimônio Cultural” da Amazônia

  • Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 19h25

IMG 20190111 WA0013

A salvaguarda do Patrimônio Cultural da Amazônia ganhou um novo aliado com a criação do Programa de Pós-graduação em “Ciências do Patrimônio Cultural” da Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso de mestrado sediado na Amazônia está com inscrições abertas até o dia 29 de março.

O que e como preservar - O mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri) oferece uma formação interdisciplinar, capaz de reunir os diversos campos de conhecimento que tratam da questão do Patrimônio Cultural num único curso, possibilitando que o egresso consiga permear entre diversas áreas, com um diálogo seguro sobre preservação, conservação e restauro do Patrimônio Cultural.

É um dos poucos do Brasil que reúne discussões sobre “o que preservar” e “como preservar” aliando os conteúdos das Ciências Humanas, como Antropologia, Arqueologia, História, Museologia, Arquitetura, Comunicação, Artes...; aos de base tecnológica, das Ciências Exatas e da Terra e das Ciências da Vida, como as Engenharias, Biologia, Geologia, Química, Conservação e Restauro, entre outros.

Interdisciplinaridade a favor do patrimônio - “Essa interdisciplinaridade oferece uma formação ampla a partir da contribuição que as diversas ciências podem oferecer à preservação do Patrimônio Cultural”, explica Thais Sanjad, coordenadora do PPGPatri/UFPA.

Para essa missão, o curso reúne também pesquisadores de várias áreas. Fazem parte do corpo docente do curso os pesquisadores: Ana Áurea Maia (Engenheira Química); Anna Linhares (Cientista Social-antropologia); Carmen Silva (Comunicóloga); Cláudio Lamarão (Geólogo); Diogo Costa (Arqueólogo); Flavia Palácios (Arquiteta e Urbanista, Restauradora); Ida Hamoy (Arquiteta, licenciada em educação artística); John Fletcher (Antropólogo); Marcondes Costa (Geólogo); Nelson Sanjad (Historiador); Rômulo Angélica (Geólogo); Roseane Norat (Arquiteta e Urbanista, Restauradora); Rosildo Paiva (Biólogo); Simone Paz (Engenheira Química); Sue Costa (Bióloga) e Thais Sanjad (Arquiteta e Urbanista, Restauradora).

Cada um deles possíveis orientadores, de acordo com a oferta de vaga, para os profissionais que se candidatarem a uma das 18 vagas nas duas linhas de pesquisas do mestrado acadêmico: “Patrimônio e Sociedade” e “Tecnologias do Patrimônio”. Para os candidatos aprovados na seleção, as aulas iniciam dia 7 de maio de 2019.

Inscrições para ajudar a preservar a identidade cultural de um povo - Podem se candidatar ao processo seletivo do PPGPatri profissionais formados em diferentes graduações, interessados em aprofundar e ampliar os limites da sua formação inicial a partir da interação do conteúdo de diversas áreas do conhecimento, aplicadas na salvaguarda de um bem que representa a identidade cultural de um povo.

Dessa maneira, “a partir do aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, se pretende contribuir nas questões teóricas e tecnológicas de salvaguarda do patrimônio cultural, considerando a realidade local, as particularidades do bem cultural, seus valores, sua integridade, autenticidade, suas permanências e transformações, inclusive perante as ações intempéricas e antrópicas, aos procedimentos restaurativos, entre outras questões correlatas e necessárias à análise e interpretação de um patrimônio cultural”, reforça Thais Sanjad.

Serviço:
Inscrições para mestrado em “Ciências do Patrimônio Cultural” da UFPA
Até 29 de março para profissionais formados em várias áreas.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira o edital completo aqui.

Texto e fotos: Divulgação.
Edição: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página