Página inicial > Ultimas Notícias > Calouros 2019 podem participar do Trote Solidário Sustentável

Calouros 2019 podem participar do Trote Solidário Sustentável

• Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 15h36

11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 80

O momento da entrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) é um dia importante na vida de todos os calouros, que também pode ser marcado pela solidariedade. O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” chega à sua 8ª edição, dando o exemplo de respeito à dignidade e à integridade física do calouro com direito a conscientização ambiental.

A proposta do Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” é acolher os novos alunos e, ao mesmo tempo, gerar reflexão a partir do gesto simples de separar aquele material que foi utilizado no seu percurso estudantil para doar durante a Semana do Calouro. Esse gesto simples, quando realizado localmente, tem repercussões globais. É a aplicação prática de um dos princípios da Educação Ambiental: "pensar globalmente e agir localmente".

O recolhimento das doações acontecerá em um caminhão que estará disponível, de 11 a 14 de março, ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes, no horário de 8:30h às 12h.

Ao final, todo o material arrecadado é repassado para uma associação ou uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis atendida pela UFPA, que neste ano será a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA).

Como o trote funciona? - O trote é divido em diversas atividades por equipes: recebimento do material; pesagem e anotação diária dos dados; triagem do material (separação dos materiais e acondicionamento em sacos de 100 litros); aplicação de questionário aos calouros e entrega de brindes; e participação nas orientações acadêmicas nas Faculdades, com uma breve explicação da ação e distribuição de informativos do Trote.

Os Catadores de Materiais Recicláveis - A ideia do Trote Solidário e Sustentável nasceu a partir do pensamento de que os catadores poderiam ser beneficiados de alguma forma, se toneladas de material utilizado por milhares de calouros pudessem ser destinado para eles ao invés de serem jogado “fora”. Todo o material arrecadado, ao ser destinado à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, se transforma em renda para muitos trabalhadores que sobrevivem desses materiais.

Com o trote, todos saem ganhando: os catadores, que passam a ser “olhados”, deixando de ser pessoas “invisíveis” pela sociedade; os novos alunos, que terão uma outra visão sobre esses trabalhadores que na verdade são agentes ambientais; e os gestores municipais,  que ganham um serviço de auxílio ecológico que ajuda a “limpar” as cidades; além da UFPA, que tem a possibilidade de cumprir a sua missão institucional de “Produzir, socializar e transformar conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável”.

Os veteranos e o acolhimento dos calouros – Em virtude da grande procura para o trabalho no trote, uma seleção foi realizada, cujo critério era a melhor resposta à pergunta: O que te motiva trabalhar no Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA”?

“Acredito que o papel do estudante vai muito além das quatro paredes da sala de aula, por isso, participar de projetos como este é fundamental tanto para a formação acadêmica quanto para a formação como cidadão”, disse Ana Paula Neves Lins, aluna do curso de Bacharelado em Geografia, que foi uma das selecionadas para participar da ação este ano.

O time de veteranos será composto por trinta voluntários que são alunos dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Biblioteconomia, Geografia e Engenharia de Alimentos, e receberam orientações para que possam agir durante a Semana do Calouro 2019.

Trote Solidário e Sustentável da UFPA: “O Papel do Calouro da UFPA”
Período: de 11 a 14 de março de 2019
Local de concentração e arrecadação: ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes - Campus Básico da Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto.
Horário: das 8:30h às 12h

Texto: Divulgação Trote Solidário e Sustentável