Página inicial > Ultimas Notícias > És calouro/2019 da UFPA? Então vem doar sangue e salvar vidas!

És calouro/2019 da UFPA? Então vem doar sangue e salvar vidas!

• Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 15h05

Doação de sangue

Que tal entrar na Universidade já salvando vidas? Você pode! Nos dias 13 e 14 de março, durante a programação da Semana do Calouro 2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA), servidores, calouros, veteranos e todos os visitantes da Instituição podem doar sangue na Unidade Móvel de Coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e ajudar pessoas que dependem dessas doações para serem atendidas em emergências, em cirurgias ou ainda durante tratamentos médicos.

E a parceria entre a UFPA e o Hemopa está apenas começando. De acordo com Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), a ideia é que a comunidade universitária possa ajudar na campanha de doação de sangue mais vezes ao longo de 2019. “Queremos uma parceria regular, devido à alta mobilidade de estudantes e pessoas e esperamos para breve uma agenda que possa ser mensal.”

O pró-reitor reitera que “em relação à Semana do Calouro/2019, o objetivo é recepcionar os calouros com o maior número de conceitos de cidadania que ele possa aprender num curto espaço de tempo. Por isso, ele será apresentado a ações da sociedade das quais ele pode ser participante e agente. É muito importante que, desde o início, ele veja que a universidade está comprometida com essa agenda — de auxiliar em serviços que são essenciais para a população, como aqueles prestados pelo Hemopa, que repercutem diretamente na qualidade de vida e em situações em que a transfusão de sangue se torna vital.”

Universitário Sangue Bom! Juciara Farias, gestora do Setor de Captação de Doadores do Hemopa, explica que o Hemocentro espera atender muitas pessoas que estarão doando sangue pela primeira vez, e é importante que o máximo possível delas se tornem doadoras contínuas.

“Queremos sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores permanentes e que elas doem não apenas nesse momento de acolhimento dos calouros, mas que pactuem a responsabilidade social que é a doação de sangue para atender às demandas dos hospitais. Esperamos que esse gesto seja parte da rotina acadêmica das pessoas, parte do seu dia a dia — e que todos se sintam estimulados a doar regularmente, e não apenas uma vez ou em situações específicas”, conclui.

Quem pode doar? Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam vir à Semana do Calouro acompanhadas dos responsáveis para efetuar a doação.

“Na campanha temos predominância de tipos sanguíneos positivos, mas temos também a chance de sensibilizar doadores que tenham tipos RH negativos, que são raros. Na Universidade, em meio a esses perfis heterogêneos de indivíduos, podemos também ter acesso a pessoas com esses outros tipos de sangue e que podem nos ajudar em nossos estoques”, reforça Juciara Farias.

Veteranos também podem doar – Os alunos veteranos da UFPA que doarem sangue também podem receber benefício e terão sua situação de suspensão na Biblioteca Central normalizada, graças à campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”.

Para regularizarem a situação na Biblioteca Central, é preciso apresentar aos bibliotecários um comprovante de doação de sangue dos últimos dois meses. Quem ainda não doou sangue pode ir ao Hemopa e se identificar com o código 263, criado pela Fundação especificamente para essa campanha. Saiba mais aqui.

Lembrando que homens podem doar sangue de dois em dois meses e mulheres a cada três meses. Doar sangue não faz mal e ajuda a salvar a vida de quem depende das doações para ter acesso a serviços de saúde.

Universitário Sangue Bom
Período: dias 13 e 14 de março de 2019
Local de atendimento: em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes
Acesse o site do Hemopa.