Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço ITEC Cidadão terá programação especial na Semana do Calouro

Espaço ITEC Cidadão terá programação especial na Semana do Calouro

• Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 15h33

26.02.2019 Bosquinho FOTO NAYANA BATISTA 2 de 43

O Espaço ITEC Cidadão, que funciona no Bosquinho da Universidade Federal do Pará, irá realizar uma programação especial para os calouros 2019. As boas-vindas serão dadas durante a Semana do Calouro, que ocorre entre os dias 11 e 16 de março, nos período da manhã e tarde. A programação contará com atividades de educação ambiental e de ambientação com os bosques. As inscrições estão abertas, gratuitamente.

O espaço ITEC Cidadão foi criado com a proposta de realizar projetos sustentáveis e, com eles, incentivar a participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa. O conjunto de atividades, paralelo a programação oficial da Semana do Calouro da UFPA, contará com dois horários de programação: manhã e tarde. A programação contará com atividades para ambientar os bosques com arranjos florais, e usar a criatividade dos novos alunos para distribuir, pelos bosques, placas sustentáveis  grafadas com  a palavra gratidão em vários idiomas.

A administradora, Gina Calzavara, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, explica a importância de aproveitar a Semana do Calouro para conscientizar os novos alunos da UFPA. “Muitos alunos chegam  à  Universidade achando que não gostam da natureza. Acreditamos que os bosques podem representar um importante espaço de reflexão e  convivência ajudando assim na adaptação deles”, pontua.

Atividades - Todos os grupos farão um breve tour pelos bosques para conferir a  acessibilidade  e contribuirão  com  alguma prática como por exemplo, compor canteiros, oficina latinhas da cidadania, complementação da ambientação da ponte de pedestres, dentre outros. Os curso participantes serão homenageados com terrários e, durante a visita, os calouros  farão um lanche sustentável trazido pelos centros acadêmicos e calouros. Vale ressaltar que não será permitido utilizar  descartáveis.

Cada ação objetiva conectar os calouros à natureza. “Muitos chegam exaustos por conta do vestibular e sempre podem recorrer aos bosques quando precisarem recarregar baterias diante de tantas demandas acadêmicas”, ressalta Gina Calzavara.

Inscrições - Para participar das atividades, os calouros devem se informar com o Centro Acadêmico (CA) do seu curso. Os CA devem solicitar atividades aos bosques e agendar o quantitativo de cada curso, em horário que não coincida com a programação oficial voltada para aquele curso. Cada grupo fará uma determinada atividade, em um espaço específico dos bosques. Quem participar das dinâmicas ambientais terá a oportunidade de  refletir sobre o desafio existente quanto aos resíduos sólidos e repensar sobre suas atitudes dentro e fora da academia.

Semana do Calouro do Espaço ITEC Cidadão
Data: 11 a 16 de março
Local: Bosquinhos da UFPA.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Nayana Batista