Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de “Conservação e Restauro” e Faculdade de Artes Visuais recepcionam calouros 2019

• Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 14h48

ConservacaoRestauro

As aulas para os alunos do mais novo curso da Universidade Federal do Pará (UFPA) começam em 21 de agosto, mas quem foi aprovado na graduação em “Conservação e Restauro” (CORE) não pode perder a chance de saber mais sobre a formação e tudo o que a Universidade e seus parceiros têm produzido e pensado na área de preservação do patrimônio na Amazônia durante a Semana do Calouro de “Conservação e Restauro”.

De 11 a 15 de março, uma ampla programação foi pensada para receber os novos universitários. O primeiro dia de atividades seguirá a programação geral institucional no Campus UFPA Guamá, com esclarecimentos, aula magna, palestras e certificação dos primeiros colocados e habilitados de cada curso além de vasta programação cultural.

Detalhes sobre o curso e a área de conservação - A partir do dia 12 até o dia 15 de março, todas as atividades do CORE ocorrerão no prédio do Mercedários UFPA no qual o curso funcionará integralmente.  A programação terá boas-vindas com a participação do profesoor doutor Emmanuel Zagury Tourinho, Magnífico Reitor da UFPA, da professora doutora Thais Sanjad, gestora do Mercedários UFPA; do professor doutor José de Jesus Silva, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; e da professora doutora Roseane Norat, coordenadora do CORE.

A aula magna do CORE será ministrada pela professora Jussara da Silveira Derenji, diretora do Museu de Artes da UFPA, referência nacional na defesa do patrimônio cultural brasileiro e grande incentivadora da formação de profissionais da área da conservação e do restauro na Amazônia.

Visitas guiadas e apresentação dos espaços de aula aos calouros - Diversos e renomados pesquisadores do patrimônio cultural foram convidados a participar da programação, que contará ainda com esclarecimentos sobre as origens, a trajetória e os desafios do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (LACORE/UFPA), sobre o antigo convento dos Mercedários cedido à UFPA e sobre sua proposta de restauração, ocupação e uso. Além de informações sobre o próprio CORE.

Visitas guiadas ao prédio Mercedários UFPA e ao Centro Histórico de Belém completam a programação. “Venha, participe! Não perca a oportunidade de conhecer e se preparar para, em breve, iniciar sua caminhada na Graduação de Conservação e Restauro da UFPA”, convida Roseane Norat, coordenadora do curso.

Semana do Calouro de “Conservação e Restauro” da UFPA

Data: De 11 a 15 de março
11/03: Programação geral no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus da UFPA, no Guamá.
12 a 15/03: Programação no Convento dos Mercedários UFPA, no centro histórico de Belém, no qual funcionará o curso.

Texto e fotos: Divulgação.

Edição: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA.