Página inicial > Ultimas Notícias > Semana do Calouro promove tour pelo Campus da UFPA

Semana do Calouro promove tour pelo Campus da UFPA

• Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 15h52

CampusTourUFPACalouros de 2019, a espera acabou. De 11 a 15 de março, a Universidade Federal do Pará (UFPA) dá as boas-vindas aos mais de sete mil estudantes que acabam de se tornar universitários. Como parte das atividades culturais de boas-vindas, está o Campus Tour, realizado pelo “Visita Tour", programa de extensão da Faculdade de Turismo, voltado para o turismo pedagógico. O "Visita Tour" especial semana do calouro ocorre de 11 a 15 de março, das 8h às 12h.

Em dias habituais de funcionamento, o programa visa receber estudantes do ensino médio de escola públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém, bem como visitantes em geral que têm interesse em conhecer a Universidade. O Visita Tour tem função de aproximar a UFPA e a sociedade.

“Muitos dos novos alunos que irão ingressar na UFPA nunca estiveram nela, assim como alunos que já estudam na Universidade e ainda não a conhecem totalmente. Nós, do Visita Campus, achamos importante realizar tours de apresentação da Universidade, suas histórias, símbolos artísticos e paisagismo, que farão parte do cotidiano acadêmico dos novos discentes”, explica a coordenação do evento.

Este ano, o programa tem parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA (CoaCess), para fazer o Campus Tour acessível e sensorial. O passeio terá acompanhamento monitorado exclusivo para os calouros e discentes PcD, com libras e áudio descrição.

Como participar? - O Campus Tour será feito de duas maneiras: dentro de um ônibus da Instituição que percorre a rota do Circular, com uma parada; ou a pé, em locais determinados pelo curso solicitado (sala de aula, laboratórios e bibliotecas).

A equipe do Programa Visita Campus estará disponível com o ônibus de 11 a 15 março, das 8h às 12h, com concentração em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes. As visitas demoram cerca de 15 a 20 minutos.

Campus Tour – Atua todos os anos na recepção dos calouros e durante todo o período letivo da UFPA. Habitualmente, funciona em dois horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Assim que o visitante chega, os membros do programa estão esperando no portão de cargas para o passeio por toda a extensão da Universidade. São realizadas também palestras com discentes dos cursos escolhidos e sorteados. Após as palestras, é escolhido um laboratório e/ou museu para demonstrar os trabalhos práticos existentes na Universidade, para fomentar ainda mais os interesses dos visitantes em relação à UFPA.

Para uma escola fazer agendamento de visita, é preciso entrar em contato por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando data, horário e quantidade de pessoas.

O público-alvo são alunos do ensino médio, porém já foram recebidos alunos de ensino fundamental e idosos do projeto de extensão Uniterci, da Faculdade de Serviço Social. O programa busca mostrar que a UFPA é “um espaço público, de Ensino Superior, que também dispõe de diversos serviços para a sociedade”, completa Glaucélio, bolsista do Programa Visita Campus.

Campus Tour 2019
Data: 11 a 15 de março