Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA abre a Semana do Calouro 2019 em cerimônia no Centro de Eventos

UFPA abre a Semana do Calouro 2019 em cerimônia no Centro de Eventos

• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 15h07

11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 21

A semana está repleta de atividades para os novos alunos da Universidade Federal do Pará. Quem participou, nesta segunda-feira, dia 11, da cerimônia de abertura da programação do calouro já sabe que não pode perder essa oportunidade de conhecer melhor a nova Casa. A recepção ocorreu no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Belém, com a participação dos representantes da Administração Superior da UFPA, que deram as boas-vindas aos alunos.

Em seu pronunciamento, o reitor Emmanuel Tourinho falou do papel que a Universidade exerce na formação não apenas profissional mas também de cidadãos capazes de compreender e contribuir para a construção de uma sociedade melhor.

11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 14 373x212“Temos uma universidade rica de oportunidades de aprendizado, que busca oferecer uma formação de excelente nível. Pretendemos formar as futuras lideranças do País, cidadãos que conheçam, com maior profundidade, o que é a nossa realidade e o que precisa ser feito para que tenhamos uma sociedade com vida digna e justa para todos”, declarou o reitor.

Emmanuel Tourinho também destacou os programas de iniciação à pesquisa e à extensão que a UFPA disponibiliza para os seus estudantes, além do acesso ao Portal de Periódicos da Capes, que é gratuito e oferece uma importante base de dados, com mais de 20 mil revistas científicas, além de enciclopédias, livros e outras publicações.

Para acessar o Portal de Periódicos da Capes fora da UFPA, basta que o aluno registre um e-mail no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), localizado no Campus Básico da UFPA.

11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 29 373x212Durante a abertura do evento, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa, explicou aos calouros como serão realizadas as atividades. “Nos últimos dois anos, fizemos algumas modificações na forma de recebê-los aqui, nesta casa, que é, como todos sabem, a maior instituição pública de ensino da Região Norte do Brasil. A atual gestão dividiu essa recepção em quatro momentos. Serão quatro dias e, em cada dia, receberemos um grande grupo de cursos que pertencem a uma mesma área de conhecimento”.

Calouro no curso de Meteorologia, Mateus Maia garante que não perderá a oportunidade de participar das programações da Semana do Calouro. “Eu gostei bastante da recepção e estou muito feliz de estar aqui. Como sou uma pessoa bastante curiosa em aprender, quero conhecer mais, não apenas na minha área, mas também em outras”.

11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 42 373x212A aluna Fabiana Andrade, do curso de Licenciatura em História do Campus Ananindeua, também pretende participar das atividades durante a semana. “Achei a recepção muito boa. Todos foram muito calorosos. Agora, vou me informar sobre a programação do meu curso”.

O primeiro dia de programação incluiu, ainda, a apresentação das políticas de ações afirmativas da UFPA, com a participação do vice-reitor, Gilmar Silva, e da assessora de Diversidade da UFPA, Zélia Amador. Os calouros também receberam orientações sobre a Assistência Estudantil, a Mobilidade Nacional e Internacional (conhecidas como intercâmbios) e a Iniciação Científica.

11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 54 373x212Programação - As atividades direcionadas aos calouros seguem até a próxima quinta-feira, dia 14, em vários locais do Campus Belém. O tema “Universidade Pública: Ciência, Cidadania e Desenvolvimento Social”, proposto para a Semana do Calouro 2019, pretende incentivar a reflexão sobre a importância e a complexidade da universidade e sua atuação fundamental em defesa da sociedade e da promoção do desenvolvimento.

Para cada dia da programação, haverá uma Aula Magna, ministrada por professores convidados, que unem o tema da programação a debates em cada área do 11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 52 373x212conhecimento, além das apresentações de diversos grupos da Escola de Música da UFPA (Emufpa) e da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Para conferir a programação completa da Semana do Calouro da Faculdade de Artes Visuais, clique aqui.

A programação é organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Extensão (Proex) e conta com a participação de setores que possuem atuação direta com os estudantes, como a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e a Prefeitura do campus.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes