Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário Bettina Ferro retoma cirurgias de vitrectomia

Hospital Universitário Bettina Ferro retoma cirurgias de vitrectomia

• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 15h55

Foto de CAPA vitrectomia

O Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retomou as cirurgias retinianas, procedimento específico feito no fundo do olho para evitar a perda da visão. A retomada foi possível porque o HUBFS adquiriu, recentemente, o aparelho para a realização de cirurgias de vitrectomia, denominado constellation. Entre os casos de patologias que os pacientes precisam ser operados, estão descolamento de retina, buraco macular, hemovítreo (sangramento na parte posterior do olho) e retinopatia diabética.

Até o momento, a indicação para quem chegava ao Bettina e precisava da cirurgia retiniana era o encaminhamento para uma clínica particular, conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS). "Agora, com o aparelho adquirido pelo hospital, o paciente começa e termina o tratamento aqui mesmo. É um ganho importantíssimo para todos, hospital, pacientes e profissionais", informou a chefe da Unidade de Visão, Ana Cláudia Wanzeler.

vitrectomia 1O HUBFS recebeu o equipamento em janeiro, orçado no valor de R$ 450 mil. A sua aquisição era uma das prioridades dos gestores do Complexo Hospitalar, sob a gestão do médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim, conquistada por meio de parceria na Ebserh, administradora de 40 HUs brasileiros.

Treinamento – Até voltar a fazer a cirurgia, no último dia 20 de fevereiro, os profissionais da Unidade Cirúrgica passaram por um treinamento, com foco no manuseio do aparelho, e a equipe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde participou de reunião com a chefia da Unidade de Visão para tratar sobre o fluxo dos pacientes que estão à espera de serem operados. "Esses passos foram importantes, porque muitas das cirurgias retinianas são consideradas urgentes e, se o paciente for atendido em tempo hábil, mais chances tem para continuar com a visão", esclareceu a médica.

vitrectomia 2A oftalmologista Ana Cláudia informou que, em princípio, as cirurgias ocorrem às quartas-feiras, à tarde. Mas, segundo ela, a expectativa é oferecer esse serviço em mais dias.

Sobre a Ebserh - Desde outubro de 2015, o Hospital Bettina Ferro de Souza, vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA, é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra, atualmente, 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Divulgação da Unidade da Visão do HUBFS.