Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep lança atividades do Programa para Aposentadoria
Início do conteúdo da página

Progep lança atividades do Programa para Aposentadoria

  • Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 15h41

APOSENTADORIA UFPA

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal está com inscrições abertas para o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que terá como tema Educação para Aposentadoria - Ressignificações ao longo da Vida. O público-alvo são todos os servidores da UFPA, principalmente aqueles que já dispõem ou estão próximos de completar o tempo de serviço e a idade estabelecidos em Lei para a aposentadoria. Para  o início da ação, serão disponibilizadas 30 vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo SIGRH.

O PPA será dividido em módulos que abordarão assuntos como empreendedorismo, saúde física e emocional, legislação sobre o tema em torno da aposentadoria, saber digital, entre outros tópicos. As reuniões ocorrerão sempre no período da manhã, no prédio do Capacit, com previsão de início em março. A iniciativa é imprescindível para prevenir os diversos problemas que a aposentadoria não planejada pode trazer para esta nova etapa de vida.

O programa constitui uma ação de promoção da qualidade de vida do servidor que visa orientar o processo de transição entre a vida funcional do servidor no cargo ocupado e a aposentadoria, por meio de atividades grupais de reflexões e planejamento. O objetivo do programa é instrumentalizar a decisão de se aposentar baseando-se nas ressignificações dos eventos, resguardando a sua qualidade de vida e a autoestima.

Adaptações para o momento de se aposentar - A aposentadoria é um momento da vida repleto de transformações, altera rotinas, hábitos e relacionamentos. Em decorrência disso, entende-se como prioridade uma preparação do sujeito para compreender essas mudanças, bem como a reflexão sobre o planejamento pessoal para o futuro, como prioridades, além da possibilidade de concretizar sonhos e desejos, deixados de lado em função do trabalho e/ou da falta de tempo.

Para a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, o tema "aposentadoria" deve ser abordado desde o ingresso do servidor na instituição, dada sua relevância, “É preciso, desde o ínicio da carreira, ter o olhar para o futuro, de modo que essa etapa possa ser planejada adequadamente. Então o programa surge da necessidade de auxiliar essas pessoas na busca das respostas aos seus questionamentos”, declara Bárbara.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, o programa é de extrema importância “A Progep está presente em todas as etapas do servidor durante a sua vida funcional, desde a formulação do edital do concurso, as progressões funcionais e, por fim, a aposentadoria. Queremos que esses servidores iniciem essa nova etapa preparados e com saúde física, mental e financeira. A aposentadoria é um momento de colher os frutos de uma vida toda dedicada ao trabalho. Queremos preparar os servidores para que essa etapa seja muito agradável”, afirma Raimundo Almeida.

Serviço:
Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA)
Inscrições SIGRH
Mais informações: 3201-7846 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto e arte: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página