Página inicial > Ultimas Notícias > Parfor realiza formatura de professores de quatro turmas de Licenciatura em Geografia

• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 15h18

PARFOR TURMA

O Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou, no dia 7 de fevereiro, a formatura de 17 professores da Educação Básica de quatro turmas de Licenciatura em Geografia, no Auditório Setorial Básico, em Belém. Os formandos estudaram nos polos do programa em Breves e em Anajás, no Marajó; em Tomé-Açu, na região nordeste do Estado e na capital, Belém.

PARFOR LUZIANEO vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira, presidiu a cerimônia, que contou com a presença do coordenador geral do Parfor UFPA, professor Márcio Nascimento; do diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), professor Fernando Arthur de Freitas; do coordenador do curso de Geografia do Parfor, professor Tiago Barreto e da professora homenageada, Luziane Mesquita da Luz. O nome da turma foi uma homenagem à secretária do curso, Ana Paula Barbosa Gonçalves.

"Esta formatura representa uma grande conquista para esses alunos-professores, agora professores formados, depois dessa longa trajetória e muitos desafios. É uma dívida histórica com esses professores leigos, que agora são professores oficiais", disse a professora Luziane Mesquita.

PARFOR FORMATURAGEOGRAFIAConquista - A concluinte Bernadete Bispo, de 42 anos, mora em Portel fez o curso em Breves. Ela conta que o Parfor trouxe novas oportunidades em sua carreira na docência. "O curso de Geografia trouxe muito aproveitamento, abriu várias oportunidades, é uma disciplina com que eu me identifiquei bastante depois de estar atuando. Eu trabalhava do primeiro ao quinto ano e, agora, trabalho também com turmas de Geografia!", revela Bernadete.

Para estudar em uma cidade distante durante o período de férias, a professora, que tem duas filhas, viajava com toda a família. "A gente alugava um kitnet em Breves para ir eu, minha família, até minha cachorra! Todo mundo ia estudar", brinca.

PARFOR MANOELNa mesma turma, estudou Manoel Alves, de 54 anos. O professor ensina crianças do primeiro ao quinto ano da zona rural de Breves. "Fiz o Parfor com muita alegria, deu estímulo à minha vida, agarrei com unhas e dentes. Quero continuar minha pesquisa e poder fazer especialização", afirma o professor diplomado.

A professora Madalena Nascimento Martins, de Anajás, levou a filha de colo e o marido para a cerimônia de colação de grau em Belém. Ela, que tinha só o magistério para dar aulas, destacou-se em seu Trabalho de Conclusão de Curso, em que falou sobre o problema da coleta de lixo em sua cidade.

"Acredito que, com nosso diploma em mãos, a gente consegue emprego onde chegar, era meu sonho estudar na UFPA. Achei o curso ótimo, deram bastante apoio pra gente. O Parfor é uma coisa para ajudar principalmente a gente, que mora em municípios distantes", ressaltou.

Texto e fotos: Thais Rezende - Ascom Parfor