Página inicial > Ultimas Notícias > Curso "Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia" está com inscrições abertas

• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 15h45

Banner do cursoEstão abertas as inscrições para o curso "Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia", que será realizado no período de 18 de março a 5 de abril de 2019, no Auditório Willi Ross, localizado no Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, Campus Profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA), no horário das 8h30 às 16h. As inscrições podem ser relaizadas até esta quinta-feira, 14 de março.

São ofertadas para o curso 40 vagas, sendo 20 vagas para profissionais portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, não vinculados a Programas de Pós-Graduação, e as outras 20 vagas, para estudantes de Mestrado e Doutorado regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação da UFPA e/ou de outras Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas com a Universidade.

Ministrado pelo professor Thomas A. Mitschein, coordenador do Programa Trópico em Movimento, o curso analisará de forma sistemática a articulação entre as lógicas produtivas, na esfera econômica (Mercado Mundial), na esfera política (Estado Nacional) e na esfera ecológica (Ecorregião).

Inscrições - Para participar, é necessário que o interessado envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., as cópias do currículo ou cópia do currículo no modelo Lattes, de documento comprobatório de conclusão de ensino de graduação ou cópia do diploma de mestrado, e do histórico completo.

Curso - O objetivo principal do curso "Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia" é discutir os gargalos estruturais das propostas de desenvolvimento sustentável na Amazônia, uma região que está integrada no sistema político econômico global.

Além disso, o curso abordará temas como as modalidades da constituição de um sistema político-econômico mundial, que, desde a expansão do capital mercantil europeu, inseriu "todas as civilizações num único movimento histórico" (Darcy Ribeiro); o mercado mundial e a politização do desafio desenvolvimentista entre os late comers (recém-chegados), depois do grande salto industrial da Inglaterra; as especificidades da trajetória histórica da América Latina e a reinvenção da Amazônia – ponto de partida para o Brasil se reorganizar no século XXI.

Curso "Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia"
Inscrições até 14 de março de 2019
Período do Curso: 18 de março de 2019 a 5 de abril de 2019
Local: Auditório Willi Ross, localizado no Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento
Informações: Secretaria do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, Campus UFPA – Universidade Federal do Pará - das 08h30 às 16h00.
Tel. (91) 3201-7700.
Acesse a homepage do Programa Trópico em Movimento